Projetos de trabalho é a denominação de uma prática educacional que está sendo associada a algumas propostas de reforma na escola brasileira. Tais reformas pretendem favorecer mudanças nas concepções e no modo de atuar dos professores (BRASIL, 2002).

A finalidade é recriar o papel da escola, levando-se em conta as mudanças sociais e culturais que acontecem em cada época. Nos últimos vinte anos, o que mais têm-se evidenciado são as transformações no universo da socialização, sobretudo fora da escola, dos alunos que seguem a educação obrigatória (desde a educação infantil ao ensino médio) e que afetam não só o que têm de saber para compreender o mundo, mas também o que têm de saber para compreender a si mesmos.

O interesse por temas que ultrapassam âmbitos disciplinares (a exploração espacial, sustentabilidade, a ecologia, diversidade), sua relação natural com as novas tecnologias (desde os jogos de vídeo game à Internet) e outras transformações mostram a ampliação da bagagem informativa e o substancial aumento do repertório cultural por parte das crianças.

A investigação na ação é uma estratégia que permite melhorar o conhecimento das situações-problema e introduzir decisões para as mudanças da prática. Trata-se de um olhar que, acima das modas e releituras, está presente na maneira de encarar algumas das situações produzidas na escola.

O conhecimento é visto sob uma perspectiva construtivista, na qual se procura estudar e pesquisar com as crianças, de forma lúdica e prazerosa, respeitando as características internas das áreas de conhecimento envolvidas no trabalho.

Ao planejar a realização de um projeto, o professor deve ter claro qual o objetivo a ser alcançado, ou seja, o que quer realmente que as crianças aprendam. Para tanto, será necessário um planejamento prévio, que embase a sua prática educativa, bem como pesquisas sobre o assunto.

Pretende-se assim, favorecer o desenvolvimento integral, para que as crianças executem com facilidade articulações entre todas as áreas do conhecimento ao promover uma compreensão significativa de seu universo.

Projetos de Empreendimento

A escolha por determinados projetos deu-se a partir das necessidades da escola, da importância/relevância de alguns temas, tendo por base os campos de experiência. A proposta é que os projetos ocorram de forma interdisciplinar:

  • Projeto Formando Hábitos Alimentares Saudáveis: Promove a experiência de estar em contato com a natureza, valorizando-a, proporcionando a formação de hábitos alimentares e da conscientização de se ter uma postura de proteção à vida no planeta em geral, de melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida das comunidades e família. Também tem como objetivo incentivar a autonomia alimentar das crianças, a conscientização e o envolvimento acerca dos aspectos sociais, pedagógicos e nutricionais que o momento da refeição propicia, integrando as áreas afins do Currículo da Educação Infantil ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que tem como diretriz a inclusão da Educação Alimentar e Nutricional (EAN) no processo de ensino aprendizagem.
  • Projeto Passeando e Aprendendo: Possibilita uma vinculação mais estreita entre os processos educativos e a realidade; explora os espaços visitados, permitindo percepção do contexto social de forma interdisciplinar e estimula a curiosidade das crianças e conseqüentemente oferecendo um bom suporte pedagógico ao professor regente.
  • Projeto Literatura:Amplia gradativamente as possibilidades de comunicação e expressão das crianças, apresentando vários gêneros orais e escritos, para oportunizar a participação de diversas situações nas quais possam contar suas vivências e ouvir a de outras pessoas, desenvolvendo-lhe o gosto pela literatura.
  • Projeto Recriarte:Desenvolver, através do movimento, mecanismos que auxiliem a criança no seu desenvolvimento global, contemplando aspectos afetivo, motor e cognitivo, visando a formação de um ser autônomo, crítico e criativo, fazendo com que ele se sinta, se perceba e manifeste-se, desempenhando com sucesso suas atividades diárias, interagindo com o meio cultural e social em que vive.
  • Projeto Momento Cívico:Propicia o exercício da Cidadania na Escola e a valorização dos alunos através de participações, assim como a transmissão de valores éticos como: respeito, coleguismo e nacionalismo.
  • Projeto Diversidade Cultural e Inclusão Social: Aborda as diversidades culturais e sociais bem como suas particularidades por meio do processo de conhecer, descobrir, interagir, crescer e apropriar-se de novos repertórios de forma prazerosa, rica e envolvente.
  • Projeto Meio Ambiente: Proporciona o conhecimento e a conscientização dos alunos da educação infantil acerca dos temas que envolvam meio ambiente e cidadania, desenvolvendo a construção de atitudes para a preservação e com o desenvolvimento sustentável.
  • Projeto Música e Movimento: tem como objetivo explorar e identificar elementos da música para expressar-se e interagir com os outros percebendo sensações e sentimentos, ampliando o conhecimento de mundo.
  • Projeto Inclusão Digital: permite que a criança a usar e interagir com diferentes recursos tecnológicos desenvolva a autonomia e o pensamento crítico.
  • Projeto Educação Integral da Criança: tem como objetivo colaborar com o desenvolvimento integral da criança, que relaciona-se com outros seres e com todo o ambiente onde vive, identificando e analisando diferenças, conceitos, características e valores, ampliando as possibilidades de aprendizado e de compreensão de mundo e de si próprio, respeitando os direitos das crianças assegurados por lei.
  • Projeto Transição na Educação Infantil: Este projeto tem como objetivo desenvolver as estratégias necessárias para promover o processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, ou seja, sem quebras, tendo em vista a Educação como um direito público das crianças, compreendendo-as como sujeito de cultura, pessoas de pouca idade e cidadãos de direito.
  • Projeto Jogando com a Matemática: Facilitar o processo de ensino e aprendizagem da Matemática ao apresenta-la ao aluno de uma forma prazerosa, interessante e desafiante, capaz de desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade e a capacidade de manejar situações reais, sendo abordado, principalmente, o desenvolvimento do vocabulário fundamental da Matemática; os espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; cores e formas.

Projetos Investigativos

A escolha de uma situação-problema para o desenvolvimento dos projetos investigativos dá-se a partir do interesse das crianças. Suas diferentes etapas são planejadas e negociadas com clareza, proporcionando atividades em que a motivação e o interesse estejam presentes em todos os momentos.