O Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola é a busca da construção da identidade, da organização e da gestão do trabalho de cada instituição educativa. O projeto reconhece e legitima a escola como histórica e socialmente situada, constituída por sujeitos culturais que se propõem a desenvolver uma ação educativa a partir de uma unidade de propósitos. Assim, são compartilhados desejos, crenças, valores, concepções, que definem os princípios da ação pedagógica e vão delineando, em um processo de avaliação contínua marcado pela provisoriedade, suas metas, seus objetivos, suas formas de organização e suas ações.

Com essa visão, este projeto foi elaborada pela comunidade escolar, garantindo o processo de democratização da sociedade, buscando ampliar os canais de participação, através das reuniões pedagógicas com a comunidade, reuniões coletivas com a equipe semanalmente, por meio das Avaliações Institucionais semestralmente e através do protagonismo infantil no decorrer do ano letivo.

O protagonismo infantil não se limita a pensar ações para promoção dos direitos e garantias das crianças. É necessário escutá-las para dar novos significados a partir dos seus interesses expressos nessa escuta. Vale ressaltar que a participação de diferentes gerações qualifica as ações, pois efetiva sua identidade e posição como ser social. O compromisso de escutar as crianças e consultá-las é fundamental para se pensar, desenvolver e praticar o currículo no ambiente escolar.

BAIXAR ARQUIVO