A parceria entre a família e escola traz impactos positivos não só para a vida e formação do aluno, como também dinamiza a escola. Reuniões entre equipe docente e família para a comunicação do desempenho do aluno, apresentações de trabalhos, deliberações coletivas, festas, eventos com a comunidade, voluntariado dos pais e muitas outras ações, resultantes da união de forças entre famílias e instituição, tornam o espaço mais vivo e significativo.
Quando os pais participam ativamente da vida de seus filhos e se engajam, inclusive, no cotidiano escolar da criança, a tendência é que os alunos se dediquem e se esforcem mais, por se sentirem valorizados e apoiados. Pais que enxergam os professores como aliados e professores que veem os pais como potencializadores do sucesso escolar, possuem maiores possibilidades de conversar abertamente sobre os problemas dos alunos, identificam deficiências de aprendizagem e reprogramam o processo de ensino de maneira personalizada e eficaz. Vale destacar que o contexto da comunicação ativa, frequente, sensata e sincera é muito importante quando se trata de educação.
Os direito e deveres da família e da escola devem estar alinhados, afinal, o professor nunca ocupará o papel dos pais e vice-versa. Cada um tem a sua função nesse processo educacional, tornando a parceria essencialmente dialógica e complementar.
Envolva-se e venha conosco nesse caminho lúdico na busca do conhecimento e do desenvolvimento de nossas crianças. Procure a Direção e conheça as diversas formas de colaborar!!!!