Os projetos contribuem para uma ressignificação dos espaços de aprendizagem de tal forma que eles se voltem para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participativos.
Os projetos investigativos baseiam-se na escolha de uma situação-problema para a exploração de um tema e dá-se a partir do interesse das crianças. Suas diferentes etapas são planejadas e negociadas com clareza, proporcionando
atividades em que a motivação e o interesse estejam presentes em todos os momentos.
Para a implementação do Currículo em Movimento da Educação Básica, baseados na Pedagogia de Projetos, desenvolvemos os seguintes Projetos de Empreendimento:
- Projeto Formando Hábitos Alimentares Saudáveis: Promove a experiência de estar em contato com a natureza, valorizando-a, proporcionando a formação de hábitos alimentares e da conscientização de se ter uma postura de proteção à vida no planeta em geral, de melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida das comunidades e família.
- Projeto Passeando e Aprendendo: Possibilita uma vinculação mais estreita entre os processos educativos e a realidade; explora os espaços visitados, permitindo percepção do contexto social de forma interdisciplinar e estimula a curiosidade das crianças e consequentemente oferecendo um bom suporte pedagógico ao professor regente.
- Projeto Literatura: Amplia gradativamente as possibilidades de comunicação e expressão das crianças, apresentando vários gêneros orais e escritos, para oportunizar a participação de diversas situações nas quais possam contar suas vivências e ouvir a de outras pessoas, desenvolvendo o gosto pela literatura.
- Projeto Recriarte: Promove a experiência de estar utilizando o próprio corpo como meio de comunicação e expressão, como também aquisição da capacidade de cooperação em trabalhos de grupo.
- Projeto Momento Cívico: Propicia o exercício da Cidadania na Escola e a valorização dos alunos através de participações, assim como a transmissão de valores éticos como: respeito, coleguismo e nacionalismo.
- Projeto Diversidade Cultural: Aborda as diversidades culturais bem como suas particularidades por meio do processo de conhecer, descobrir, interagir, crescer e apropriar-se de novos repertórios de forma prazerosa, rico e envolvente.
- Projeto Meio Ambiente: Proporciona o conhecimento e a conscientização dos alunos da educação infantil acerca dos temas que envolvam meio ambiente e cidadania, desenvolvendo a construção de atitudes para a preservação e com o desenvolvimento sustentável.
- Projeto Música e Movimento: tem como objetivo explorar e identificar elementos da música para expressar-se e interagir com os outros percebendo sensações e sentimentos, ampliando o conhecimento de mundo.
- Projeto Inclusão Digital: permite que a criança, ao usar e interagir com diferentes recursos tecnológicos, desenvolva a autonomia e o pensamento crítico.
- Projeto Educação Integral da Criança: tem como objetivo o conhecimento global do ser humano – conhecendo o seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em toda a comunidade, relacionando-se com outros seres e com todo o ambiente onde vive, identificando e analisando diferenças, conceitos, características e valores.
- Transição na Educação Infantil: Este projeto tem como objetivo desenvolver as estratégias necessárias para promover o processo de ensino-aprendizagem de forma contínua, ou seja, sem quebras, tendo em vista a Educação como um direito público das crianças, compreendendo-as como sujeito de cultura, pessoas de pouca idade e cidadãos de direito.
- Jogando com a Matemática: Facilitar o processo de ensino e aprendizagem da Matemática ao apresentá-la ao aluno de uma forma prazerosa, interessante e desafiante, capaz de desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade e a capacidade de manejar situações reais, sendo abordado, principalmente, o desenvolvimento do vocabulário fundamental da Matemática; os espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; cores e formas.