A escola é marco essencial, não só para aquisição do conhecimento, mas para a aprendizagem humanística e social. A própria construção do conhecimento não tem sentido se não for discutida a visão do mundo que a norteia.

O Jardim de Infância 304 Norte, tem como missão assegurar um ensino de qualidade, garantindo a inclusão de todos os alunos, bem como os com necessidades educativas especiais, oportunizando a formação de cidadãos críticos capazes de agir na sociedade.

As transformações sociais nos últimos anos estão exigindo mudanças no sistema educacional. Uma boa escola hoje não carece apenas de espaços adequados e de bons professores. Atualmente, toda a equipe deve conhecer a realidade da comunidade que estão inseridos.

A escola vem buscando novas formas de despertar o interesse e incentivar a criatividade dos alunos, com a finalidade de contribuir cada vez mais cedo com a formação de um cidadão ético.

A instituição é um lugar privilegiado para que as crianças tenham acesso a oportunidades de compartilhar saberes, de reorganizar e recriar suas experiências, de favorecer vivências provocativas, inovar e criar cultura, de ter contato e incorporar os bens culturais produzidos pela humanidade.

Função Social da Instituição

O Jardim exerce a sua função social de garantir, à comunidade escolar, as condições necessárias para o exercício pleno da cidadania. Independentemente do tipo de arranjo familiar, buscamos identificar e contribuir para minimizar os fatores que poderiam comprometer o desenvolvimento favorável no meio social em que o aluno está inserido.

Entende-se que o professor é um mediador de novas conquistas, atento e carinhoso, amplia e sistematiza os conhecimentos, sempre valorizando e respeitando as hipóteses, interesses, criatividade e forma de expressão das crianças.

As atividades propostas pelo Jardim priorizam a interação entre as crianças mediadas pelo educador. Essa mediação é fundamental para que a criança adquira segurança em suas capacidades motoras, afetivas, cognitivas, expressivas, sociais e acima de tudo para que aprenda a resolver seus problemas e conflitos através do diálogo e do respeito.

Dar autonomia representa oferecer à criança o conhecimento de si como um sujeito único, mas na convivência com o outro, compartilhando regras, valores e atitudes. A autonomia inicia-se com pequenas atitudes: aprender a cuidar dos próprios materiais e do coletivo, ajudar a guardar os brinquedos, arrumar o espaço depois do seu uso e ajudar o colega, destacando a responsabilidade e a cooperação.

Nesse sentido trabalha-se dando ênfase nos seguintes valores:

  • Respeito: aceita-se e acredita-se na heterogeneidade da escola, buscando alcançar o indivíduo e seu ponto de crescimento;
  • Solidariedade: busca-se promover atividades que possibilitem o compromisso de ajudar ao próximo;
  • Afetividade: busca-se atividades que promovam o estabelecimento de vínculos afetivos;
  • Compromisso: busca-se ter responsabilidade e prazer no que se faz;
  • Amizade: descobrindo que, quem tem um amigo, tem um tesouro.