O momento da Reunião de pais é importante para solucionar ou pelo menos buscar alternativas para uma melhoria da realidade escolar do aluno. Desse modo deve-se estabelecer parcerias entre a escola e os pais, para que haja uma condução positiva dos possíveis problemas. Além disso, os professores devem compreender a realidade em que vive determinado educando, para que não venha fazer julgamentos precipitados a respeito do mesmo.

Nesse sentido, a reunião deve focar na troca de informações para que, a partir desse ponto, possa ser elaborado de forma conjunta uma solução, e que não se resuma somente em períodos de fechamento de semestre, mas no decorrer de todo o ano. A educação deve ser instituída com a participação efetiva de pais e escola. As reuniões devem fazer parte da realidade escolar como algo harmonioso e um centro de soluções para vida escolar dos alunos.

No Jardim, de forma ordinária, fazem parte do calendário escolar, 4 reuniões de pais e mestres:
1ª Reunião: Coletiva no pátio para apresentação da Proposta Pedagógica e normas da Escola. É conduzida pela Direção da escola, mas os pais tem a oportunidade de conhecer a professora do aluno e realizar a entrega do material pedagógico básico.
2ª Reunião: Normalmente, ocorre após a segunda semana de aula. A reunião é, exclusivamente, com a professora regente, para apresentação do cronograma de atividades do primeiro semestre letivo.
3ª Reunião: Acontece ao final do primeiro semestre letivo. É conduzida pela professora regente, que apresenta os resultados educacionais através do Relatório Individual dos Alunos, portifólios, entre outros, e apresenta o cronograma das atividades que serão desenvolvidas no segundo semestre. É realizado atendimentos individualizados às famílias, caso necessário. Nesse dia, ainda, os pais tem a oportunidade de preencher a 1ª Avaliação Institucional, para reestruturação da Proposta Pedagógica da Escola.

4ª Reunião: Acontece ao final do segundo semestre letivo. É conduzida pela professora regente, que apresenta os resultados educacionais através do Relatório Individual dos Alunos, portifólios, entre outros. É realizado atendimentos individualizados às famílias, caso necessário. Nesse dia, ainda, os pais tem a oportunidade de preencher a 2ª Avaliação Institucional, para reestruturação da Proposta Pedagógica da Escola.

Extraordinariamente, A Direção pode marcar reuniões com toda a comunidade escolar ou pontualmente com as famílias, ou vice e versa, sempre que necessário, em atenção ao diálogo aberto e à transparência das ações.