A infraestrutura da escola compreende a dimensão física institucional e a dimensão relativa aos espaços, equipamentos e materiais usados no cotidiano pelos profissionais e pelas crianças. A escola é equipada de uma grande variedade de materiais disponíveis e de fácil acesso que permitem o desenvolvimento do trabalho pedagógico.

Esses recursos são construídos e organizados para atender às necessidades de saúde, alimentação, proteção, descanso, interação, conforto, higiene e aconchego dos alunos, assim como das famílias e dos profissionais que nela trabalham.

A organização do ambiente educativo reflete às crenças e as concepções que norteiam o trabalho da instituição. Nesse sentido, é imprescindível a organização de espaços internos e externos que permitam as vivencias corporais, a imaginação, o desenvolvimento do brincar, das demais linguagens, o contato com a natureza, a vivência de práticas sociais de cuidado e autocuidado, a apropriação e produção de conhecimentos e a ampliação de seu universo cultural.

Nossos espaços internos são limpos, bem iluminados e arejados, com visão ampla do exterior, seguros e aconchegantes, que revelam a importância conferida às múltiplas necessidades das crianças e dos adultos que com elas trabalham. Nossos espaços externos são bem cuidados com áreas para brincadeiras e jogos, onde as crianças podem correr, pular, jogar bola, entre outras atividades.

Seguem as dependências físicas que compõem a escola:

DEPENDÊNCIAS
QUANTIDADE
UTILIZAÇÃO
ADEQUADA
INADEQUADA

Sala de Aula Permanente

04

04

Sala de Recursos / Laboratório de Informática

01

01

Sala do SOE/EEAA

01

01

Sala de Professores

01

01

Secretaria

01

01

Direção

01

01

Parque Infantil

01

01

Pátio Coberto

01

01

Quadra de esporte

descoberta

01

01

Sala de Servidores de Apoio

01

01

Banheiro

07

07

Cozinha

01

01

Rampa de Acesso

02

02

Mobiliário de sala de aula (conjunto de mesas e cadeiras)

72

72

As 8 salas de aula são amplas, arejadas, com umidificador e ventilador de parede, possuem banheiro masculino e feminino, purificador de água, Smart TV 32” de LED, aparelho de DVD e som, filmes e brinquedos, que são repostos todos os anos. Todas elas contêm um espaço no fundo organizado com cerâmica, quadro negro e toldo para a realização de atividades livres e com movimento.

O mobiliário que compõe a sala de aula foi cedido pela SEE, no entanto as mesas são inadequadas para a faixa etária da Educação Infantil.

O pátio é amplo com piso em cerâmica antiderrapante e sistema de umidificação. É utilizado para a organização das crianças no momento do acolhimento e para a realização de atividades de psicomotricidade do Projeto Recriarte. Como não possuímos refeitório, uma parte do pátio é utilizada para essa finalidade, com mesas e bancos adequados para as crianças.

A área aberta é composta pelo parque de areia, que é adequado e possui brinquedos diversificados, e pela quadra de esportes para a realização de atividades com movimento. Por ser uma instituição pública, a escola apresenta algumas limitações quanto à utilização e manutenção dos espaços, mas a gestão está sempre atenta às necessidades da comunidade escolar e busca sanar os problemas com a maior brevidade possível, principalmente, quando pode contar com o apoio das famílias.