FREQUÊNCIA DO ALUNO DURANTE AS ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS
A Diretoria de Educação Infantil (DIINF) elaborou, em parceria com as Unidades de Educação Básica (UNIEB), um planejamento curricular específico para guiar as ações do retorno das atividades escolares de forma não presencial, contendo as temáticas, Campos de Experiências e os Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento, organizados semanalmente. Esse planejamento está relacionado, também, com a programação das Teleaulas e deve ser seguido por todas as instituições de Educação Infantil.
O tempo da programação televisionada será de 30 minutos por dia e as atividades propostas pela escola na plataforma deverão completar a carga horária de forma que siga as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria, cujo parecer diz que crianças até 05 anos não devem ultrapassar 1h de exposição a telas de televisão, computador e dispositivos móveis.
É importante ressaltar, considerando a legislação vigente, que a Educação Infantil deve ser organizada da seguinte forma:
- Avaliação, mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental;
- Controle de frequência pela instituição, exigida a frequência mínima de 60% (sessenta por cento) do total da carga horária, sem o objetivo de retenção;
- Expedição de documentos que permitam atestar o processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças – Relatório Descritivo Individual do Aluno (RDIA).
Considerando o contexto atual, de distanciamento social e de atividades escolares não presenciais, a observação da professora para acompanhar o processo de constituição das aprendizagens e desenvolvimento das crianças, se dará por meio do uso de ferramentas tecnológicas, em que podem ser realizadas: chamadas de vídeos para conversar e interagir com as crianças, trocar fotografias, áudios e vídeos, bem como, imagens das próprias atividades produzidas pelas crianças, dentre outras possibilidades.
Sendo assim, é necessário que as famílias repassem aos professores pela plataforma esse material, pois, somente com esse retorno, a professora poderá registrar a frequência do estudante no diário de classe, além de serem os recursos que auxiliarão o processo de acompanhamento e avaliação das aprendizagens e desenvolvimento de cada criança.
A partir do dia 13/07, segunda-feira, as atividades serão postadas somente na plataforma. É importante que as atividades sejam realizadas dia-a-dia. Não deixem acumular, para não sobrecarregar o estudante. Faz parte da formação da criança a organização de uma rotina de estudo, que configure momentos de diversão e prazer.
Segue um vídeo explicando como enviar as atividades na plataforma. As dúvidas poderão ser esclarecidas pelos grupos das turmas no whatsapp ou na própria sala de aula.
Atenciosamente,
Equipe do Jardim
Google Sala de Aula: Como enviar atividade na plataforma
https://youtu.be/1hzBZiFrGns