CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DURANTE AS ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS

(Texto baseado no Manual de Orientações Pedagógicas para Educação Infantil da Secretaria de Educação)

O ato educativo na Educação Infantil é muito mais do que garantir às crianças acesso à conhecimentos, diz respeito à apropriação do patrimônio cultural da humanidade expresso nas artes, ciências, tecnologias e tradições. Todas as ações se prestam a educar estando ligado sempre ao cuidar, por meio da brincadeira e das interações, com vista às aprendizagens e o desenvolvimento integral das crianças.

As crianças são ativas, sujeitos de cultura e cidadãos de direitos, se expressam pelo corpo, pela brincadeira, pelo movimento, pelo desenho, pela manipulação de objetos, pela oralidade, entre outras. Sendo assim, suas aprendizagens apoiam-se nos Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e se conhecer.

As atividades e as jornadas de experiências planejadas na organização do trabalho pedagógico devem privilegiar a brincadeira, que tem como grande material as relações estabelecidas com as pessoas ao seu redor e com elementos da natureza e da cultura. É preciso pensar atividades desafiadoras que possam favorecer processos de criação e de imaginação e potencializar o desenvolvimento das crianças, ou seja, devem ir para muito além de exercícios de prontidão, cópias, treinamento de letras e números. Podemos dizer que as crianças têm contato com a leitura, a escrita e números quando:

  • Brincam com a sonoridade das palavras, nas conversas, nas músicas e brincadeiras cantadas;
  • Manuseiam e observam todo tipo de material escrito, como revistas, gibis, livros, encartes, embalagens, placas, entre outros;
  • Quando um parceiro mais experiente lhes conta histórias, lê ou serve de escriba na produção de escritos;
  • Quando se desafiam em escritas e leituras espontâneas ou criam narrativas de histórias, lugares e acontecimentos;
  • Quando são instigadas a desenvolver estratégias pessoais para a resolução de situações problemas e noções de matemáticas em situações concretas do cotidiano;
  • Quando participam de jogos, da representação simbólica e da brincadeira.

Nessa fase, mesmo que a impressão em folhas de papel faça parte de algumas atividades para registro no contexto de atividades remotas, essas devem ser provocadoras de novas elaborações, considerando que as atividades pedagógicas não podem ser limitantes e nem limitadas ao uso do material em si, mas que possam oportunizar novas experiências.

É importante pontuar, novamente, que a Educação Infantil não é uma etapa preparatória, nem tampouco tem objetivo de promoção ou classificação. É um momento único, que tem a intenção de privilegiar o momento de vivências das infâncias.

Atenciosamente,

Equipe do Jardim