A Semana Distrital da Educação Infantil foi instituída pela Lei Distrital n.° 4.681, de 24 de novembro de 2011, que estabeleceu também o Dia Distrital da Educação Infantil a ser comemorado no dia 25 de agosto de cada ano. A escolha desta data é uma homenagem ao nascimento da fundadora da Pastoral da Criança, a médica Zilda Arns.
Diante disso, a Subsecretaria de Educação Básica, por meio da Diretoria de Educação Infantil, sugere que seja divulgado a toda Comunidade Escolar o tema da VIII Plenarinha da Educação Infantil: “Musicalidade das infâncias: de cá, de lá e de todo o lugar”, objetivando dar visibilidade ao trabalho realizado pelas unidades escolares na primeira etapa da Educação Básica por meio do ensino mediado por tecnologias e evidenciar o protagonismo da família e da criança neste momento.
A música possui um papel importante na educação das crianças. Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, socioafetivo, cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem. A musicalização é um processo de construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.
A musicalização na educação infantil está relacionada a uma motivação diferente do ensinar. Cantando ou dançando, a música proporciona diversos benefícios para as crianças e é uma grande aliada no desenvolvimento saudável da criançada. O mundo sonoro que nos cerca propicia uma gama de possibilidades criadoras e expressivas na infância, sobretudo nas atividades que permeiam os eixos norteadores da brincadeira e interações. É papel do contexto educativo coletivo proporcionar o experimentar e articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural humano dando vida, assim, ao currículo.
É importante para o desenvolvimento infantil vivenciar experiências sonoro-musicais por meio da própria voz, do próprio corpo, dos objetos existentes nos contextos dos quais fazem parte, instrumentos musicais convencionais ou não. Explorar as sonoridades de um mesmo objeto de diferentes maneiras, individualmente ou coletivamente. Escutar o outro, cantar junto, tocar junto, sentir as sonoridades, dançar, sentir o corpo vibrar, e viver sua musicalidade.
É preciso que um ambiente colaborativo seja oportunizado a todo momento, e que a partir disso, sejam potencializados os comportamentos musicais individuais, em meio ao coletivo. Para tanto, isso acontecerá se a escuta atenta, percepção, consciência, expressão, imaginação e criação sonora com o corpo e objetos que podem ser manipulados, forem protagonizados em atividades educativas, permeadas por musicalidade, com crianças ativas, libertas e autoras de seu próprio desenvolvimento.
Nesse sentido, em comemoração ao Dia Distrital da Educação Infantil e com o objetivo de mostrar a comunidade como as escolas realizam esse trabalho, convidamos a todos para um Webnar com tema “O papel da dança, música e movimento no Desenvolvimento Infantil”, conforme segue:
- Data: 25/08/2020;
- Horário: 15h (Horário de Brasília);
- Palestrante: Rossana Alves (Formada em Dança pela UFBA, Educadora do Movimento Somático e Educadora do Movimento Infantil pela School for Body-Mind Centering, com sede na Califórnia (EUA) com a mediação da Profª Drª Andréia Martinez – (Diretora de Educação Infantil – SEEDF);
- Transmissão: Canal da EAPE no Youtube: https://www.youtube.com/c/OcanaldaEape
Gostaríamos de aproveitar o momento pra agradecer a presença das famílias nas 02 reuniões gerais que realizamos pelo Google Meet. As trocas foram muito importantes tanto para aprimorarmos o nosso trabalho como para a melhoria do desenvolvimento das atividades remotas pelos pais em casa. Sendo assim, faremos encontros mensais e o próximo será dia 24/09 às 14h. Programe-se e participe!!