Um feriado cívico se aproxima (07 de setembro – Dia da Independência do Brasil) e, hoje em dia, presenciamos muito a discussão sobre a formação dos alunos voltada para a cidadania. Mas, como trabalhar a cidadania na Educação Infantil, seja em sala de aula ou fora dela?

A formação de um sujeito, enquanto cidadão, deve levar o indivíduo a alavancar as atitudes do cotidiano em prol dos interesses sociais. A educação deve estar voltada para fatores que englobam os interesses coletivos, sendo associados a valores morais e éticos.

O processo educativo, nesse sentido, deve ser responsável por levar as crianças a perceberem sua importância na vida do outro, suas responsabilidades diante do mundo e as capacidades que devem desenvolver para exercitar essas práticas no decorrer da vida. Alguns valores podem ser considerados como principais para a formação da cidadania, como:

  • Cooperação: onde a criança percebe que a troca de conhecimentos e a sua participação são fundamentais para a concretização de uma atividade;
  • Sinceridade: quando buscamos a confiança nos outros, mas, principalmente, quando exercemos nossa própria sinceridade, estando certos ou não em nossas ações;
  • Perdão: perdoar é não guardar ressentimento contra ninguém, é se livrar das amarras impostas pelo rancor;
  • Respeito: princípio básico para receber respeito. Quem não desenvolve o hábito de respeitar os outros, acaba não sendo respeitado;
  • Diálogo: para resolver impasses, divergências de opiniões, nada melhor que o diálogo, a conversa de qualidade que coloca os pingos nos “is”. Conversar, trocar ideias e buscar explicações sem acusar o outro é uma forma de se livrar dos embaraços;
  • Solidariedade: essa é a palavra que vincula afetivamente as pessoas. Ser solidário é uma grande virtude, o sujeito demonstra sua preocupação com o outro, ajudando a construir uma sociedade mais justa;
  • Não agredir: violência gera violência, isso todo mundo sabe, portanto não se deve agredir ninguém com palavras e muito menos fisicamente;
  • Bondade: esta é uma forma de demonstrar respeito ao seu semelhante. Ser bondoso e atencioso com as pessoas só faz com que receba bondade dos outros, ou seja, a pessoa que causa o sofrimento do outro, receberá o mesmo tratamento.

Trabalhar esses conceitos, ajudará as crianças no desenvolvimento de suas capacidades e responsabilidades, além do crescimento em suas relações interpessoais, pois perceberão que são ouvidas e podem se expressar livremente, melhorando a sua relação com o ambiente e com as pessoas de seu entorno. Isso é o Protagonismo Infantil! Uma educação voltada para o protagonismo em casa, na escola ou outros ambientes, traz benefícios como:

  • Desenvolvimento do autoconhecimento e da autoestima;
  • Estímulo da empatia e do respeito às diferenças;
  • Maior senso de cidadania e pertencimento à sociedade;
  • Desenvolvimento da proatividade e habilidades sociais e interpessoais;
  • Melhores competências socioemocionais e de resolução de problemas.

Educar para a Cidadania é um direito da criança garantido no Estatuto da Criança e do Adolescente, além de constar na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Vamos criar a base para formar grandes cidadãos?

Um abraço fraterno,
Direção do Jardim

31/08/2020
Fonte:
https://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes/cidadania-na-sala-aula.htm
https://www.dentrodahistoria.com.br/blog/educacao/o-que-e-protagonismo-infantil/

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