No dia 20 de novembro, é celebrado no Brasil o Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi sancionada como lei no ano de 2003 e escolhida por ser o dia da morte de Zumbi dos Palmares, um ícone na luta contra a escravidão no país.
Seu propósito principal é estimular na população uma reflexão sobre a inserção do negro na sociedade, um quadro que ainda se encontra muito distante do ideal. Apesar da abolição da escravidão ter ocorrido em 1888, à população negra ainda enfrenta grandes obstáculos sociais. O preconceito enraizado, ainda, é muito presente no dia a dia e, além de criar barreiras básicas de respeito e dificuldades de inserção no mercado de trabalho, ainda fazem dos negros as principais vítimas da violência no Brasil.
Papel da Educação e das Escolas no fomento da igualdade social e na formação de pessoas capazes de transformar a realidade do Brasil
O primeiro passo para que cheguemos em um ponto de equilíbrio social passa por compreender que a consciência negra e a questão da igualdade precisam ser trabalhadas nas escolas ao longo de todo o ano, com conteúdos, reflexões e, principalmente, exemplos práticos. Não basta concentrar as discussões em um único dia, é preciso que elas se façam presentes na rotina educacional. A história, cultura, costumes e religiosidade afro-brasileira são elementos que podem ser abordados de diferentes formas no decorrer do ano, como a utilização de jogos, dança, espetáculos infantis, rodas de conversa, oficinas, filmes, entre outros.
Também é importante que seja reconhecido por parte de todos os públicos que a desigualdade e o preconceito ainda estão muito presentes na sociedade e na vida do brasileiro e, que a única forma de combater o problema, é falar abertamente sobre ele. A abordagem deve ocorrer principalmente nas etapas iniciais do processo de aprendizado, para que as novas gerações sejam formadas com uma maior consciência histórica e social e, principalmente, mais senso de igualdade.
Consciência negra nos currículos escolares
Um dos pontos de destaque da lei sancionada em 2003 é a obrigatoriedade que ela traz às escolas de abordar em seus currículos o ensino da história e da cultura afro-brasileira. Esse tipo de reflexão em sala de aula joga uma luz no importante papel das influências e na trajetória de luta e resistência que marcou a população negra no Brasil.
Outro grande aliado para a abordagem de temas referentes à questão racial dentro das escolas são os temas transversais, estipulados pelo MEC nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). O objetivo é inserir nos currículos das escolas temas de cunho social e de grande urgência para a sociedade contemporânea.
O tópico Pluralidade Cultural, por exemplo, faz com que as instituições de ensino tenham que mostrar aos seus estudantes a urgência da necessidade de se respeitar as diferenças, tão marcantes no contexto étnico brasileiro, e o papel de cada uma dessas particularidades no processo de enriquecimento cultural.
No final das contas, o mais importante é que as instituições de ensino, no seu papel de educar e formar cidadãos, assuma uma responsabilidade ativa em fomentar o respeito e a igualdade no Brasil todos os dias. A partir deste passo, temos a certeza de que a mudança, tão urgente, acontecerá com mais agilidade e naturalidade.
As escolas de educação infantil possuem um importante papel no que diz respeito à luta pelo respeito e valorização da história e cultura de origem africana no Brasil. Por isso, as instituições de ensino devem refletir a forma como têm abordado questões étnicas em seu Projeto Pedagógico.
Para que esse processo possua uma forte influência na formação dos nossos pequenos, é necessário que toda equipe pedagógica esteja engajada em estimular os alunos na busca por uma sociedade mais justa. Educadores e funcionários são fundamentais na formação das crianças e o seu exemplo, também, faz parte do processo de aprendizado. Além disso, a própria configuração da instituição de ensino é um indicador de como lida com essas questões e se a sua conscientização é reservada a apenas um dia do ano.
Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/escolas/dia-da-consciencia-negra-na-educacao-infantil