A dengue é uma doença grave que pode levar à morte e que ainda traz muita preocupação à população e aos governantes. É uma doença causada por um vírus, o qual é transmitido pela picada do mosquito Aedes Aegypti. Os sintomas incluem febre, dores no corpo, dor de cabeça e manchas avermelhadas. É importante lembrar que o Aedes Aegypti, além da dengue, também é o responsável pela transmissão da Febre Amarela, Zika e Chikungunya.
As crianças são fundamentais na propagação das informações sobre o mosquito Aedes Aegypti e as doenças por ele transmitidas, principalmente no âmbito familiar. Elas são peças-chave na mobilização, não só por levarem as informações para casa, mas na formação de uma sociedade mais consciente no futuro. Então… vamos às principais informações!
A dengue é uma doença causada por vírus, que é transmitido pela picada do mosquito infectado. Circulam, no Brasil, quatro tipos de vírus da dengue, os quais são conhecidos como sorotipos 1, 2, 3 e 4. Um fato curioso é que a pessoa que se infecta por um desses vírus adquire imunidade a ele, ou seja, a pessoa não terá mais a dengue causada por aquele tipo de vírus.
Conhecido como mosquito-da-dengue, o Aedes aegypti é um mosquito doméstico, vivendo próximo ao homem, sendo comum observar sua presença dentro das casas. Seus hábitos são diurnos, sendo o período de maior atividade o amanhecer e o entardecer. Isso não significa, no entanto, que o A. aegypti não pique à noite.
Esse mosquito, para se reproduzir, necessita de água parada, que é o local onde os seus ovos são colocados. Sua proliferação é maior no verão, época com maior quantidade de chuvas e, também, com maior temperatura, características que facilitam a reprodução.
A dengue é uma doença que não apresenta tratamento específico. Normalmente, observa-se uma cura espontânea, na maioria dos casos, em pouco mais de uma semana. Nesse período, os medicamentos utilizados visam ao alívio dos sintomas, como dor no corpo e coceira intensa, em alguns casos. Além disso, a recomendação é que o paciente faça repouso e se hidrate bem.
A melhor forma de se evitar a dengue é impedindo a multiplicação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante ter alguns cuidados para evitar água parada, meio em que o mosquito se prolifera, tais como:
- Manter a caixa d’água sempre fechada;
- Colocar areia na borda dos pratinhos das plantas;
- Trocar água das plantas aquáticas uma vez por semana;
- Não descartar lixo de maneira inadequada;
- Não deixar entulhos espalhados no quintal;
- Limpar bem as calhas;
- Manter a piscina sempre limpa;
- Limpar bem, pelo menos duas vezes por semana, os recipientes que são usados para colocar água para animais;
- Tampar ralos pouco utilizados;
- Não deixar objetos que possam acumular água da chuva.
Conversem e divirtam-se em família!
Essas atitudes garantirão o desenvolvimento de cidadãos mais conscientes!
Um abraço fraterno,
Direção do Jardim