Estabelecer vínculos de amizade com outras crianças da mesma idade é muito importante para o desenvolvimento infantil. Essa troca faz com que a criança se identifique com o outro e se reconheça através da interação. Além disso, abre espaço para as habilidades interpessoais essenciais para a vida coletiva, como a construção de relacionamentos, a convivência, a lealdade, a confiança, a empatia, entre outras.
Através da socialização, as crianças aprendem a lidar com sentimentos e melhoram suas capacidades de comunicação. Os momentos de interação possibilitam às crianças o contato com a competitividade, desavenças e diferentes opiniões, questões que as ajudarão a encarar de forma mais assertiva todas as relações futuras. Ou seja, até os conflitos são importantes e contribuem para uma formação sólida.
A amizade também favorece outro fator muito importante para o desenvolvimento infantil: a brincadeira. Cada tipo de brincadeira contribui de uma forma diferente para o desenvolvimento. Brincadeiras mais corporais, como esconde-esconde e pega-pega, trabalham a atenção e a coordenação motora. Brincadeiras de faz-de-conta podem ajudar as crianças na socialização, aprendendo a se colocar no lugar dos outros. Atividades de roda são ótimas para se sentir membro de um grupo e as mais lúdicas têm o potencial de desenvolver a criatividade, a descoberta e a autonomia, por exemplo.
Esse momento da pandemia que estamos vivenciando privou as crianças de muitas coisas, precisando ficar em casa, sem encontrar os amigos, sem o chão da escola para correr e até mesmo sem a volta na praça para se divertir de pés descalços. Sobre esse assunto, a psicóloga Bianca Sollero diz “A verdade é que, nas escolas, muitas crianças já não podiam correr tão livres assim e, nas famílias, muitos já não tinham tempo para passear no parque. Andar descalço era mais motivo de briga pra não ficar resfriado do que um desfrute da tal liberdade infantil. Parece-me verdade que nós, adultos, estávamos matando a infância de um jeito pior do que o que este vírus tem nos “obrigado” a fazer. Esta “judiação” com as nossas crianças é só uma perspectiva de olhar – daquele ponto de vista com o qual já estávamos bastante acomodados. O que elas ganharam agora, é o presente de terem seus pais mais presentes e a chance de, a partir desse imenso incômodo que os adultos estão sentindo, acontecer um movimento que possa guiá-los em direção a mudanças reais e concretas para que, enfim, possam usufruir de tudo aquilo que de fato faz sentido nessa vida.”
O que fazer então para ajudar as crianças a vivenciarem momentos tão importantes de socialização e de desenvolvimento nesse período de quarentena? Reunimos algumas dicas para serem incluídas na rotina da família:
- Tempo social – As crianças estão sentido falta do contato com os amigos da escola. Incentive-os a participarem das Rodinhas Virtuais promovidas pela professora. Estão sendo momentos de interação e muito aprendizado;
- Ler por prazer – Reler os favoritos da infância, ler em voz alta, ler interativamente com um membro da família e ouvir audiolivros são excelentes maneiras de interação familiar e contribuir para o processo de alfabetização;
- Tempo para a família – Preparem e façam as refeições juntos, joguem ou vejam um filme. Use esse tempo para verificar como sua família está lidando com a situação; acalme os medos e deixe seus filhos saberem que você está lá para mantê-los seguros;
- Exercício e meditação / respiração profunda – Isso é importante para crianças e adultos. Corra, faça ioga em família, coordene-se com amigos para fazer exercícios virtuais juntos ou coloque música e dance. Esta é uma ótima maneira de aumentar o tempo da família, ao mesmo tempo que desenvolve habilidades positivas de enfrentamento.
Convivam, divirtam-se e sejam felizes!!!
Um abraço fraterno,
Direção do Jardim