Considerando as especificidades do atendimento educativo na Primeira Infância, a SEEDF orienta que as duas primeiras semanas do ano letivo de 2020 que compreendem o período de 10/02 a 21/02/2020 sejam dedicadas ao acolhimento e inserção inicial das crianças no ambiente escolar das unidades escolares públicas.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI, 2009, p. 17) orientam: “Na busca de garantir um olhar contínuo sobre os processos vivenciados pela criança, devem ser criadas estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos por elas, sendo necessário planejar e efetivar o seu acolhimento e de suas famílias quando do ingresso na instituição”.
Cabe à instituição educativa, com o apoio e acompanhamento da Unidade de Educação Básica da Coordenação Regional de Ensino (Unieb/CRE), planejar e organizar o período de acolhimento e de inserção na Educação Infantil, de modo que sejam pensados: os horários de entrada e saída (que poderão ser flexíveis, conforme a Proposta Pedagógica e a necessidade das crianças), a organização dos espaços de atendimento, as atividades a serem realizadas, as brincadeiras, as refeições, entre outros.
Sendo assim, com base na Proposta Pedagógica da Instituição e no Currículo em Movimento da Educação Infantil, faremos uma redução no horário de permanência do aluno na escola durante a primeira semana de aula e na segunda, caso seja necessário em casos específicos.
Como preparar seu filho(a) para o ingresso na escola?
É importante não esconder nada. Explique que ele vai para a escola a partir de um determinado dia e que você vai levá-lo e vai buscá-lo. Pergunte sobre os novos amiguinhos, da professora, de como é a escola e o que acontece por lá. Nessas horas, nada como uma boa conversa.
Qual é o papel da família no acolhimento?
A família tem que conhecer as normas e o funcionamento da escola, frequentar as reuniões e abrir um canal de comunicação com o professor. Além disso, os pais têm o papel de esclarecer e explicar por que ele está indo para a escola. Não crie falsas expectativas no seu filho. O melhor é dizer a verdade. Explique que você vai acompanhá-lo, mas que, depois disso, você vai voltar ao trabalho e ele vai ficar com a professora e com os coleguinhas.
Como lidar com a separação?
A despedida é um passo inicial decisivo para o processo de adaptação na educação infantil. Os pais devem entender que é normal a criança chorar. Por isso, é fundamental que eles se despeçam com tranquilidade e muito carinho. Se a criança perceber que os pais também ficam inseguros, isso poderá aumentar a sensação de abandono e desespero, o que pode prejudicar muito a relação dela com a escola.
Fiquem atentos aos horários na semana de acolhimento (11/02 a 14/02):
- Turno Matutino: 7h30 às 10h
- Turno Vespertino: 13h30 às 16h