Ao fim de cada semestre letivo as professoras redigem um relatório de desenvolvimento da criança, onde elas relatam, a partir de suas observações e de forma resumida, o processo de acompanhamento do percurso de aprendizagem de cada criança.
A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Estes serão, portanto, os pontos avaliados pela professora, compreendendo os processos pelos quais a criança passa, e não somente o produto final de suas atividades. Dessa forma, por meio das brincadeiras e interações propostas, as professoras acompanham como as crianças elaboram hipóteses, constroem conhecimentos, expressam-se, interagem e manifestam seus sentimentos, desejos e curiosidades.
Diante do momento em que estamos vivendo, mediado por recursos tecnológicos e pela colaboração das famílias, novos desafios surgem e, com eles, faz-se necessário um novo olhar para a escrita desse relatório. A parceria da escola e da família sempre foi importante para o trabalho da Educação Infantil. No contexto das atividades remotas, essa parceria colaborativa se torna ainda mais necessária, pois as professoras precisam contar com o apoio das famílias para a realização das atividades com as crianças.
Todos os registros sistematizados, organizados e refletidos pela professora servirão de base para a avaliação do processo de aprendizagem e para a elaboração do relatório da criança. Durante a infância as crianças estão em constante desenvolvimento, por isso no relatório a professora irá descrever o que foi possível observar até aquele momento, tendo como referência os direitos de aprendizagem e desenvolvimento e o conjunto de objetivos que surgem dos campos de experiência demonstrados no Currículo em Movimento da Educação Infantil.
A plataforma Google Sala de Aula e os encontros virtuais são estratégias pensadas para manter os vínculos nesse momento de pandemia e oferecer à professora informações sobre as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças, que têm como eixos estruturantes o educar e o cuidar, bem como o brincar e o interagir considerando as várias dimensões da criança.
A professora irá descrever no relatório as estratégias utilizadas e a forma como tem mantido contato com a criança e sua família. Também irá registrar como está sendo o acompanhamento das atividades realizadas pelas crianças, as principais dificuldades e as soluções encontradas pelas famílias para a realização das atividades.
Essa avaliação realizada no relatório auxiliará a professora a tomar decisões relativas ao planejamento das atividades educativas, percebendo as expressões, necessidades e interesses das crianças, promovendo seu desenvolvimento integral.
Nós agradecemos a parceria na realização das atividades. Continuem nos auxiliando no processo educativo das crianças!!!
Um abraço fraterno,
Direção do Jardim