Cuidar do meio ambiente, da natureza a nossa volta, é essencial para que possamos desfrutar das maravilhas que a vida nos proporciona diariamente. Infelizmente muitas pessoas pensam que apenas grandes ações podem salvar o mundo, entretanto, pequenos atos de preservação e amor pela natureza podem fazer a diferença e garantir que as nossas crianças consigam viver em um planeta saudável.
O caminho que precisamos percorrer é o da Sustentabilidade, ou seja, uma mudança nas nossas formas de consumo e nas relações individuais e coletivas com o meio ambiente, de forma de que os recursos utilizados não se esgotem e possam ser usufruídos pelas gerações futuras. Podemos fazer isso conhecendo três “palavras mágicas”, denominadas de “os 3 R’s”: Reduzir, Reutilizar e Reciclar, um conjunto de ações criadas para minimizar os efeitos que causamos ao ecossistema, diminuindo a quantidade de lixo que jogamos fora e conservando os recursos naturais.
Vamos então entender o significado dos 3 R’s da sustentabilidade, conhecer a importância de cada prática e saber como elas podem melhorar o mundo e a nossa qualidade de vida:
REDUZIR: O primeiro “R” está totalmente voltado ao não desperdício. Devemos comprar os alimentos de acordo com as nossas necessidades, tornando a redução uma forma de evitar o desperdício e até de economia, já que as compras terão um volume menor do que o comum. Além disso, reduzir também está voltado a diminuição de resíduos que são descartados no meio ambiente. Veja como ajudar:
Diminuir o consumo de energia. Podemos reduzir o consumo de energia desligando os aparelhos eletrônicos que não estão sendo utilizado, tomando banhos mais curtos, desligando as lâmpadas ao sair do ambiente e não utilizando vários eletroeletrônicos ao mesmo tempo. Outra dica também é trocar as lâmpadas tradicionais por lâmpadas mais econômicas.
Reduzir o consumo de água. Para isso, reaproveite a água da máquina de lavar e utilize a água da chuva para atividades não potáveis. Outras dicas importantes são: diminuir o tempo de banho, lavar o carro utilizando um balde de água em vez de mangueira e nunca lavar a calçada com água.
Sempre que possível, deixar o carro em casa. Os carros são responsáveis por liberar uma grande quantidade de compostos que poluem o ar. Ao deixar o carro em casa, contribuímos para a diminuição da poluição atmosférica.
REUTILIZAR: O segundo “R” da sustentabilidade está no aproveitamento dos objetos para todas as funções que lhe podem ser propostas. A reutilização está inclusa com os papéis, onde você pode utilizá-lo para rascunho, nas garrafas pets que se tornam objeto de decoração, nas caixas de leite que podem ser cortadas e utilizadas para plantações pequenas. Outra sugestão é promover a doação, se tal objeto não lhe é mais útil, você pode repassá-lo para outras pessoas.
RECICLAR: O terceiro e mais conhecido “R” é a reciclagem. Para isso é necessário separar corretamente o lixo. Essa prática é uma das principais formas de manter o meio ambiente limpo, já que assim, diminuímos a quantidade de lixo pelas ruas e nos aterros sanitários. A reciclagem é fundamental para transformar vidros, garrafas pets, pneus e latas em novos materiais.
Além disso existem mais dois R’s que completam a sustentabilidade: Repensar e recusar.
REPENSAR: Devemos pensar antes de efetuar as compras, evitando a aquisição por impulso. Repensar se o produto é realmente necessário e se há alguma possibilidade de reaproveitar algo que já tenhamos adquirido. Repensar é analisar os danos e as vantagens que o produto pode trazer para a vida e para o meio ambiente.
RECUSAR: Esse R está relacionado a consumir produtos que gerem impactos socioambientais significativo. Por exemplo, hoje em dia podemos dar preferência as “ecobags”, que substituem as sacolas plásticas que agridem o meio ambiente. Recusar está relacionado a optar por embalagens de vidro, metal ou materiais que podem ser recicláveis, diminuindo assim a quantidade de lixo. Além disso, podemos optar por empresas alimentícias que tenham compromisso com o meio ambiente.
Espalhe seus conhecimentos sobre como preservar o meio ambiente. Ao ensinar outras pessoas,
estamos contribuindo para um planeta mais saudável e com pessoas mais conscientes.
Um abraço fraterno,
Direção do Jardim