https://youtu.be/4mZdUAbjRI8
Queridos Pais/Responsáveis do Jardim de Infância 304 Norte,
Estamos com muitas saudades de todos vocês! Como nossas crianças estão fazendo falta! Como nosso dia a dia está fazendo falta, nossa rotina, nosso ambiente escolar! Vamos continuar nossa caminhada sempre acreditando e confiando que tudo vai passar e logo estaremos juntos outra vez!
Desta forma, é importante ressaltar que a rotina diária na família é extremamente necessária para o desenvolvimento da independência e autonomia da criança. Criar uma rotina para as atividades das crianças, nesse momento de pandemia e retorno das atividades escolares, é de suma importância. Ao montar a rotina dos pequenos observe a quantidade de atividades, sempre cuidando para não sobrecarregá-los. Alguns pontos importantes devem ser considerados:
- Sempre converse com as crianças sobre a Pandemia e o momento delicado que estamos passando. Crianças pequenas ainda não têm maturidade, precisam dos adultos para ter segurança;
- Os pais ou responsáveis precisam buscar conhecer, junto com os filhos, a plataforma, que é o canal de comunicação, ambiente virtual, em que serão disponibilizadas as atividades;
- Manter a rotina: horário de dormir e acordar, tomar o café da manhã, almoçar, realizar as atividades da escola como faziam;
- As crianças da Educação Infantil têm uma rotina na escola. É assim que eles sabem que está na hora de comer, do descanso, da hora da atividade, do brincar e da hora de ir embora;
- Fazer um cartaz com a rotina ajuda e facilita a compreensão das crianças, fazendo com que elas tenham uma ambientação escolar e saibam o que irão fazer durante o dia;
- Priorizem o período de estudo em casa no mesmo turno que a criança vai para a escola. Isso será importante para ela;
- Procure organizar o espaço onde a criança assistirá à aula ou realizará as atividades, de preferência um lugar tranquilo e claro;
- Use um local para cantinho da leitura, coloquem nas paredes as produções feitas por elas, dessa forma você estará estimulando e proporcionando um ambiente pedagógico para seu filho;
[ngg src=”galleries” ids=”48″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]
- Valorizar a realização de atividades domésticas junto com as crianças. Elas podem ajudar a cozinhar, colocar a mesa, tirar o pó dos móveis, guardar os brinquedos depois de brincar, arrumar sua cama, tirar o lixo entre outras. Isso também é um momento de aprendizagem;
- Reservar momentos para o lazer: assistir a filmes, ler livros para ela, ouvir música e, principalmente, brincar;
- Atividade física também é excelente (pular corda, dançar, imitação etc.). Crianças que se exercitam, tendem a ter uma diminuição da energia e diminui a ansiedade;
- Limitem o tempo em jogos eletrônicos, TV, tablet, celular. A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda o tempo máximo de 1 hora para a criança ficar exposta a esses equipamentos;
- Contar histórias de uma forma diferente, fazendo uma cabaninha com lençóis na sala, contar histórias na hora de dormir junto com a criança na cama…. Use a criatividade!
- Colocar as crianças para fazer receitas, gravar vídeos durante a realização das atividades e enviar para os professores. A criança se sente valorizada e o professor tem o retorno dessas atividades;
- Planejar jogos e brincadeiras com todos da casa é uma atividade excelente para os pequenos, eles se sentem envolvidos e amados;
A rotina pode ser difícil no início, mas vocês vão perceber que, com ela, a criança não ficará ansiosa e agitada. Ela se sentirá mais segura e sabendo o que irá acontecer.
Agora, é muito importante salientar que a rotina é para ser respeitada e seguida, porque as crianças estarão atentas e, se vocês atrasarem, elas irão se colocar. As crianças são maravilhosas! Cobram o combinado! Basta que todos cumpram os acordos e tudo sairá bem!
Planeje seu dia evitando, assim, cansaço desnecessário. É importante para a saúde mental de todos da casa, valorizar o momento em família partilhando histórias e emoções, o que é essencial para um bom desempenho das atividades das crianças.
Há ainda pais que precisam sair de casa para ir, presencialmente, ao trabalho. Provavelmente, os filhos ficarão em casa. Assim mesmo, é preciso estabelecer uma rotina para acompanhá-los quando retornarem. Enfim, sem dúvida, esse tempo ficará gravado na memória: tempo de repensar o ritmo, de recriar afetos, pensar novos caminhos para a educação.
Quando falamos de Educação Infantil, temos um quesito avaliativo muito forte, que é a observação. As famílias devem observar atentamente cada passo dos seus filhos em casa. Isso dará ótimos insumos avaliativos. Mas o que você deve avaliar? O propósito é observar uma relação de quantidade e qualidade. Para as crianças menores, não adianta mantê-las 50 minutos naquele cantinho que você preparou. Acreditem, elas não ficarão. Se aguentarem 10 minutos, tudo bem. O mais valioso é que esse curto período seja produtivo. Se a criança atingiu o propósito da tarefa, está excelente!
Devemos salientar que os alunos com pouca idade necessitam de atividades que sejam mais concretas, ou seja, eles precisam colocar a “mão na massa”. As crianças precisam de constância e repetição, dessa maneira ela constrói o conhecimento e aprende coisas novas. Muitas atividades serão parecidas, e não tem problema. O importante é a sua evolução a cada repetição, isso deve ser observado por vocês e valorizado a cada dia.
O momento é conturbado e preocupante, mas não devemos esmorecer nem desistir. Vamos seguir tentando, juntamente com a ajuda e persistência de vocês, fazendo o nosso melhor.
Portanto, mantenhamos o foco e a dedicação, tudo isso irá passar. Contamos com a ajuda de todos vocês nesse processo.
Um grande abraço e contem conosco!!
Equipe do Jardim de Infância 304 Norte
Fontes de pesquisa:
- https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:JwHMJ7isncgJ:https://sae.digital/educacao-infantil-orientacoes-para-as-familias/+&cd=7&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br.
- https://www.uninter.com>noticias>12-dicas-para-ajudar-os-pais-em-casa-a-nova-escola-dos-filhos-emtempos-de-pandemia (Deisilly de Quadros é coordenadora da Área de Linguagens e Sociedade e Gisele do Rocio Cordeiro é coordenadora da Área de Educação da Escola Superior de Educação da Uninter).
- https://www.dentrodahistoria.com.br/blog/educacao/coronavirus-cartilha-ilustrada-para-criancas/https://leiturinha.com.br/blog/tarefas-domesticas-como-as-criancas-podem-e-devem-ajudar/
- https://educamais.com/exercicio-fisico-criancas/
- http://dicaspaisefilhos.com.br/bebes-e-criancas/a-importancia-da-rotina-para-as-criancas/
- https://escolaeducacao.com.br/dicas-para-os-pais-brincadeiras-e-atividades-para-fazer-em-casa-com-as-criancas/