Desde 2013 a Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal (SEEDF) realiza o projeto “Plenarinha da Educação Infantil” toda a Rede Pública e Conveniada. Considerando que a criança é um sujeito participativo e protagonista de sua própria história, esse projeto tem a intenção de incentivar os professores a desenvolverem práticas pedagógicas para a escuta sensível e atenta às crianças, de forma a considerar a percepção delas acerca das situações que vivenciam no seu cotidiano.
A cada ano é escolhido um tema a ser trabalhado. Em 2020 o tema escolhido foi “Musicalidade das infâncias: de cá, de lá, de todo lugar”. Mesmo com a pandemia e a suspensão das aulas presenciais, a Plenarinha continuou acontecendo nas escolas. Mas, no final do ano, ao realizar a avaliação do projeto, foi observado que os professores e principalmente as crianças, queriam continuar com a mesma temática no ano seguinte. Por isso a Musicalidade ainda é o tema da Plenarinha de 2021.
A música está presente na vida das crianças desde muito cedo, ainda na barriga da mãe, o bebê é capaz de captar os sons à sua volta. Logo que nasce, essas experiências se intensificam: as vozes, as conversas, os acalantos, os sons que a natureza produz podem ser captados pelo bebê. E, aos poucos, ele começa a reagir a essas sonoridades, com olhares, movimentos corporais, balbucios, entre outras possibilidades.
O som pode ser produzido no corpo, através de um instrumento ou ainda, em um objeto do dia a dia. A relação da criança com diferentes possibilidades de produções sonoras, forma a base para que ela experimente e explore a música, conhecendo-a cada vez melhor. Por isso a necessidade de oferecer vivências musicais todos os dias. E não só como ouvintes, mas, sobretudo, de experiências que envolvam a experimentação, a criação, a escuta atenta, enfim, atividades que possibilitem a expressão de sua musicalidade.
Para estimular a musicalidade você pode acompanhar a canção junto com a criança, interpretar a letra, criar coreografias. O importante é que esses momentos sejam prazerosos e explorem a riqueza dos sons. Cantar, embalar, bater palmas, fazer brincadeiras com movimento e dança desenvolvem a musicalidade, além disso os sons proporcionam a sensação de conforto e ajudam a estreitar o laço entre a família e a criança.
Os benefícios da música para o desenvolvimento infantil são muitos, como estimular o desenvolvimento cognitivo, ajudar na articulação das palavras e na associação ao seu significado de forma espontânea e divertida, auxiliar a memorização e o raciocínio lógico, contribuindo também para novas aprendizagens.
Através de simples experiências práticas com a música, podemos deixar crianças agitadas mais tranquilas e concentradas. Estudos mostram que a presença da música no desenvolvimento infantil é uma boa forma de reduzir a ansiedade, melhorar a autoestima e contribuir para a compreensão das próprias emoções na infância.
Quanto maior o repertório musical a criança tiver contato, mais diversidade ela conhecerá. As vivências práticas com a música, pela dança, pelo acompanhamento ou pela execução, são muito importantes para que ela explore sua criatividade. Com o tempo, as crianças vão sentindo mais liberdade de brincar com as canções e fazer descobertas. É uma boa alternativa estimular a produção de sons de maneiras diferentes, como com brinquedos, objetos próximos ou com o próprio corpo. Isso ajuda a desenvolver a sensibilidade musical.
No dia 10 de julho realizaremos um Encontro Virtual especial com a participação de todas as
turmas. O tema será a IX Plenarinha: “Musicalidade das infâncias: de cá, de lá, de todo lugar”. Já
marquem na agenda. Esperamos por todos!!!
Um abraço fraterno,
Direção do Jardim