Vivemos em um país com uma enorme diversidade cultural, portanto, com diferentes costumes fazendo parte da nossa rotina. Essa diversidade de interações constrói na criança sua identidade individual e social. A partir daí ela aprende a respeitar as especificidades e características de cada um, o que é muito importante para manter uma boa convivência em grupo.

Entender diferentes formas de pensar, viver e agir é fundamental para assumir uma postura de respeito diante do outro. Isso precisa ser estimulado desde a infância, para que as crianças cresçam empáticas e sem preconceitos, contribuindo assim para garantir o seu pleno desenvolvimento.

No Brasil existe uma grande variedade de povos indígenas. Cada um com seus códigos de condutas, hábitos e costumes diferentes. Pensando na importância de as crianças aprenderem, desde cedo, a respeitar as diferenças e a reconhecer saberes e costumes distintos dos seus, nesse mês comemoramos o Dia do Indígena.

De acordo com o Currículo em Movimento da SEEDF: “Mesmo dentro de um grupo étnico existem muitas diferenças, como entre os indígenas. As crianças indígenas têm sua infância diferenciada em cada etnia, formando em sua aldeia seu modo de vida social particular. Portanto, deve-se considerar, na instituição que oferta Educação Infantil, os momentos de trocas de experiências, em que as crianças compartilhem sua cultura, aprendendo umas com as outras, enriquecendo seu repertório cultural e de seus pares.”

Além de conhecer essas diferenças, é importante que as crianças tenham a oportunidade também de conviver com elas. As trocas de saberes e a convivência harmoniosa com a diversidade permitem melhores relações, e assim, as crianças se desenvolvem com mais empatia, consciência social e responsabilidade.

Dessa forma as crianças também poderão ver como muitos indígenas vivem hoje junto conosco na sociedade e tem acesso à educação e à tecnologia assim como elas. E mesmo assim continuam sendo indígenas. As crianças aprendem, então na prática, e desde pequenas, a não criarem aquela imagem estereotipada e negativa que o indígena só vive na selva, caçando e utilizando penas.

A cultura indígena deve ser respeitada e valorizada. A cultura é a identidade de um grupo e o que faz com que ele seja único no mundo. Os povos indígenas vivem em conexão com a natureza. Dela, produzem diferentes objetos para caça e produzir sons. Além disso possuem diversos mitos e lendas que valorizam sua história. Essa temática não se esgota e encerra em apenas um dia ou uma semana. Ela deve ser pensada e discutida todos os dias, pois diz respeito a construção de uma sociedade mais humana e empática, baseada no respeito ao próximo.

Acompanhem com as crianças as atividades da plataforma e aproveitem a oportunidade para abordar o tema de uma forma natural com elas.

Um abraço fraterno,
Direção do Jardim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *