A cultura brasileira é representada pelo conjunto de tradições, manifestações culturais, costumes, culinária e religião dos povos que viveram no país ao longo da história.

O Brasil é um dos países com maior diversidade cultural do mundo, por isso, a cultura brasileira não pode ser percebida de maneira homogênea, ela é o resultado de diferentes elementos culturais, que se expressam nas distintas regiões do território brasileiro.

O Folclore está inserido nessa manifestação da cultura brasileira. É o conjunto das criações culturais da comunidade, baseado nas suas tradições que são expressas de forma individual ou coletiva, e representam sua identidade social. Também é possível dizer que o folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um local, podemos compreender o seu povo. Assim conhecemos, ao mesmo tempo, parte de sua história.

O folclore brasileiro é marcado por características de diversas culturas. Essa representatividade pode ser percebida no universo dos provérbios, cantigas e lendas, nos costumes populares, e também nas brincadeiras, danças e comidas típicas. O folclore é a base cultural que expressa e determina o modo de vida de diferentes grupos sociais, transferindo de geração para geração, os valores acumulados pelo tempo.

A palavra folclore é de origem inglesa, formada pela composição de dois elementos: “folk”, que significa povo, e “lore”, que significa sabedoria, conhecimento, cultura. No Brasil, alguns estudiosos, como Câmara Cascudo, Mário de Andrade e Monteiro Lobato, interessaram-se pela riqueza de nossos personagens, mitos e lendas, e buscaram registrar essas histórias populares para o futuro. As cantigas, as lendas, as festas populares e os jogos coletivos são as características mais fortes presentes no estudo do folclore brasileiro.

O que o folclore tem de mais fascinante é seu caráter multicultural. É comum nos deparamos com uma diversidade de versões de uma mesma brincadeira ou sobre detalhes de um personagem folclórico, sem chegar de fato a uma conclusão. E a nossa identidade cultural beneficia-se desse respeito à diversidade.

Fazem parte do nosso folclore as festas populares como o Carnaval, as Festas Juninas, Folia de Reis e Festival Folclórico de Parintins, comemorações como Congada, Marujada Fandango, Cavalhada e Bumba-meu-Boi, além de danças, literatura de cordel, receitas de culinária, provérbios, frevo, capoeira, artesanato, cantigas de roda, contos e fábulas.

Quando a criança começa a aprender sobre o folclore brasileiro, desperta nela uma curiosidade sobre o seu passado e estimula seu interesse pela riqueza cultural de cada região do país, permitindo que ela resgate a memória de um movimento, com o objetivo de manter viva a história cultural do Brasil e de enfatizar a riqueza e a pluralidade de nossa cultura.

As crianças são espertas, atentas e questionadoras por natureza, e podem encontrar no contato com o folclore muitas respostas para suas inquietudes e ansiedades. Enquanto recitam, cantam, dançam, brincam e ouvem histórias, promovem-se da melhor maneira possível a dimensão lúdica, afetiva e o encantamento por meio de personagens, narrativas e paisagens muito diversos de nosso país.

O folclore brasileiro é sinônimo de união, de popularidade, de afetividade e tradição. É importante que esses valores sejam vivenciados durante a infância. Oportunize esses
momentos para sua criança!

Um abraço fraterno,
Direção do Jardim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *