A infância é uma fase de aprendizado, na qual as crianças passam por diversas transformações. Para que essas mudanças ocorram da forma mais natural possível, é importante a adoção de hábitos mais saudáveis. À medida que os filhos vão crescendo, é cada vez mais difícil mudar alguns costumes. Por isso, o ideal é que boas práticas façam parte de nossas rotinas desde o início.
A alimentação no desenvolvimento infantil é um dos pilares de uma vida saudável. As refeições possuem um impacto em tudo que as crianças fazem diariamente, é ela quem fornece energia, mantém o corpo funcionando corretamente e ajuda no crescimento. Seguem algumas dicas de como oferecer uma alimentação saudável para as crianças:
- Os cuidados com a alimentação vão além da preocupação da escolha dos alimentos. Antes de tudo, é importante estabelecer uma rotina alimentar na casa, hábito que faz bem não só para as crianças, mas também para os adultos. O primeiro passo para criar essa rotina alimentar é estabelecer os horários para as refeições, que devem ser feitas com intervalos fixos e regulares e evitando “beliscos”, para que haja tempo suficiente para a criança estar com fome na próxima refeição.
- A rotina alimentar pode começar durante o preparo das refeições, ou até mesmo antes. Convide as crianças para estar na cozinha enquanto você prepara as refeições e use este momento para mostrar como são feitos cada um dos pratos e deixar que as crianças coloquem a mão na massa também, ajudando com pequenas tarefas, como lavar os alimentos e estender a toalha na mesa, por exemplo. Aproveite para apresentar as várias cores, texturas e outras características dos alimentos usados. Sem dúvida, além de aprendizado, será uma hora de diversão. E quando os pratos forem servidos, as crianças terão muito mais prazer em comer o que ajudaram a preparar!
- É muito importante que a criança sente à mesa junto com a família para se alimentar, sem distrações. O ambiente deve ser alegre, convidativo, aconchegante e tranquilo, pois este é também um bom momento para investir no relacionamento familiar e aproveitar a proximidade para conversar, reforçar os aprendizados do dia e se divertirem juntos também! A criança precisa aprender que comer é importante e gostoso! Ela precisa experimentar e sentir os sabores dos alimentos. Televisão e outros eletrônicos acabam tirando a atenção da criança daquilo que ela realmente deveria fazer.
- Se alimentar bem é um aprendizado que deve começar em casa, onde as crianças deverão receber o exemplo e a oferta de alimentos variados e ricos em nutrientes. A criança pode ter preferência por alguns alimentos, o que é perfeitamente natural. Por isso, oferecer os alimentos preferidos junto a outros que a criança não conhece ou rejeita, pode facilitar a aceitação de novos sabores. Reinventar receitas e a forma de oferecer e apresentar o mesmo alimento também contribuem para uma evolução na alimentação infantil. Você pode até mesmo transformar cada alimento ou prato em um personagem, nomeá-lo e inventar uma história para ele. Dessa forma comer será algo bem mais espontâneo e divertido!
Por falta de tempo, muitos pais cedem às facilidades do mundo atual e oferecem às crianças, cada vez mais cedo, os enlatados, congelados e fast-food. Esses alimentos possuem muito açúcar, sódio, aromatizantes e corantes, que predispõem as crianças ao desenvolvimento de alergias alimentares, obesidade e distúrbios de digestão e até de compulsão alimentar. Então os alimentos naturais devem ser priorizados, proporcionando qualidade de vida para toda a família. Lembre-se também de estimular a criança a beber bastante água durante o dia, de preferência nos intervalos das refeições, para manter a hidratação e a saúde do corpo.
Uma alimentação saudável na infância é o primeiro passo para uma vida mais duradoura e com
maior bem-estar!!!
Um abraço fraterno,
Direção do Jardim