Olá pessoal, como vocês estão? Durante este momento delicado que demanda o isolamento social, sabemos que não é possível realizar atividades físicas ao ar livre, porém, com criatividade e disposição é possível improvisar e criar exercícios dentro de casa com as crianças, que além de trabalharem com o corpo, trabalham também com a mente.

Por isso, hoje as propostas de atividades são aquelas que desenvolvem a coordenação motora grossa mediante brincadeiras que contribuem significativamente para a evolução motora da criança, pois, melhoram os movimentos do corpo, desenvolvem a noção de espaço, a atenção, a memória, o equilíbrio e o ritmo de uma forma criativa e prazerosa!

O que é a coordenação motora grossa?

A coordenação motora grossa envolve os grandes músculos do corpo e é responsável pelos movimentos de maior amplitude que o seu filho faz com os braços, pernas ou o corpo inteiro. Saltar, correr, sentar, subir escadas e até dançar são exemplos de atividades motoras grossas.

1. Atividade de equilíbrio e saltos:

Torne o equilíbrio menos assustador praticando-o sem sair do chão. Cole fita adesiva em linha reta no chão para que seu filho pratique a caminhada sobre essa linha – para a frente e para trás! Ou crie um circuito com fita autocolante (fita crepe) no formato de zig-zag, de ondas ou com as formas que se lembrar, a amarelinha também pode ser feita. Para nós parece ser fácil, mas para a criança é uma atividade desafiadora, veja:

1
7

Anterior
Próximo

Experimente também colocar ao longo do percurso alguns objetos pequenos para que o seu filho se agache e apanhe, como na foto abaixo:

Quando a criança se habituar a fazer este movimento corretamente, experimente fazê-lo de olhos vendados! Desta forma, elimina o estímulo da visão, deixando mais espaço para estimular o tato, já que ela conseguirá “sentir” o percurso a fazer com a planta dos seus pés.

2. Atividade de memória e foco:

O vídeo abaixo exemplifica como a coordenação motora pode ser desenvolvida por meio de uma brincadeira fácil de fazer e com material acessível, veja:

Monte com a criança o jogo e explique as regras, é importante ressaltar que o ritmo da criança deve ser respeitado.

Observação: Caso não tenha em casa o papel colorido, aproveite para pintar com a criança alguma folha branca utilizando lápis de cor ou giz de cera.

3. Atividade de força e agilidade:

Imitar a caminhada dos animais são considerados exercícios simples, rápidos e divertidos. Os mais conhecidos são: caminhada do caranguejo, caminhada do urso ou saltos de sapos e de cangurus.
Essa brincadeira pode ser realizada utilizando qualquer animal e é uma ótima maneira de incentivar a criatividade, desenvolvendo as importantes habilidades motoras grossas e fornecendo informações sensoriais que exigem força, equilíbrio e agilidade. Veja abaixo alguns exemplos:

Figura 1: Caminhada do caranguejo
Figura 1: Caminhada do caranguejo
Figura 2: Saltos de sapo
Figura 2: Saltos de sapo
Figura 3: Caminhada do urso
Figura 3: Caminhada do urso
Figura 4: Caminhada do urso
Figura 4: Caminhada do urso

Anterior
Próximo

4. Circuito com obstáculos:

As crianças costumam ser ativas e têm a necessidade de fazer movimentos. As brincadeiras de coordenação motora ajudam a saciar esta capacidade de gastar energia e ainda divertem ao mesmo tempo.
Tente criar obstáculos que desafiem o seu filho a equilibrar, engatinhar, pular e correr. O circuito de obstáculos é simples e rápido de se fazer, basta reunir todos os travesseiros, cadeiras e almofadas que você tem. Quanto mais, melhor! Em seguida, alinhe todos eles em uma fileira, é importante que o lugar seja seguro para fazer um percurso com obstáculos.
Agora… peça que a criança tente ir de um extremo ao outro do circuito dando os comandos para se equilibrar, engatinhar, saltar ou correr.

1
2
3
4

Anterior
Próximo

5. Trilha de pegadas:

Esta atividade trabalha a coordenação motora grossa e a lateralidade, além de demandar o equilíbrio, o raciocínio lógico e a atenção da criança. As pegadas e as mãos podem ser impressas ou podem ser desenhadas em um papel, para assim, montar o circuito. O legal é ir mudando o caminho quando perceber que ficou fácil para a criança.
Veja alguns exemplos:

2
6
5

Anterior
Próximo

Neste link tem as pegadas e as mãos, caso queira imprimir:

😉 ➡ https://lumeideias.com.br/atividade-psicomotoralateralidade/para-imprimir/brincadeira

Abaixo listamos sugestões de vídeos com outras atividades que treinam a coordenação motora grossa de forma lúdica e que podem ser feitas com seu filho, aproveite esse tempo juntos para se divertirem!
• Dança do sorvete:
• Atividade Sol e Lua:
• Atividade do tubarão:
• Ciclismo na sala:
• Exercício do Homem Aranha:
• Brincando de imitar:

Divirtam-se em família e até breve!!!

Referências Bibliográficas:

Disponível em: <https://www.beesytoeasy.com/atividades-coordenacao-motora-grossa-criancas/> Acessado em: 22/04/2020.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=mPhHOpzm7HE> Acessado em: 27/04/2020.
Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=yi2FY2SUCZg> Acessado em: 27/04/2020.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=qGH_P4YjNJ4> Acessado em: 27/04/2020.
Disponível em: <https://www.tempojunto.com/2017/04/11/circuito-de-atividades-para-criancas-de-todas-as-idades/> Acessado em: 28/04/2020.
Disponível em: <https://lumeideias.com.br/atividade-psicomotoralateralidade/para-imprimir/brincadeira/>. Acessado em: 28/04/2020.

Confira o Programa Escola em Casa DF, produzido pela Secretaria de Educação e transmitido pela Tv Justiça (de 9h às 9h30), com reprise na Tv União (de 13h as 13h30), todas as segundas, quartas e sextas. 

Segue o link com a programação das teleaulas: 
http://www.se.df.gov.br/programacao-das-teleaulas/

 Segue, abaixo, livros de histórias infantis em pdf que vocês podem ler com as crianças. A cada semana, postaremos novas opções! É fácil, rápido e divertido… Aproveite!!

Minha mãe é negra sim!
A canção dos Pássaros
A cor de Caroline
Amenina das Estrelas
As Bonecas da Vovó Maria

Indicamos o trabalho da Maristela Papa, professora da Secretaria de Educação, escritora, contadora de histórias e coordenadora da Associação Amigos das Histórias, que divulga Lives de contação de histórias no perfil da Associação no facebook:
https://www.facebook.com/amigosdashistorias1/

Registre abaixo, nos comentários, as experiências da sua família na realização das atividades propostas ou nos encaminhe fotos/vídeos pelo Whatsapp, para compartilharmos aqui no site e incentivarmos a participação da comunidade escolar.

Um grande abraço,
Equipe do Jardim de Infância 304 Norte.

  • Olha o que o aluno Enzo, sala Vermelha Matutino da prof. Regina, anda fazendo em casa!!
[ngg src=”galleries” ids=”10″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]
  • Helena, sala Vermelha Matutino da prof. Regina, se divertindo na sala de casa!
  • Aluno Luiz Fernando da sala Vermelha Vespertino da prof. Camila realizando atividades de Coordenação Motora Grossa!
[ngg src=”galleries” ids=”24″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]
  • Aluna Alice, sala azul matutino da prof Sandra, realizando um circuito para trabalhar a Coordenação Motora Grossa! Parabéns!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *