Nos primeiros anos escolares é comum os pais ficarem ansiosos pela alfabetização de seus filhos. A alfabetização abrange algumas fases primordiais, e, uma delas é o desenvolvimento das habilidades motoras. A Educação Infantil é a etapa encarregada de promover esse desenvolvimento por meio de atividades lúdicas e orientadas, observando as potencialidades e dificuldades que as crianças apresentam no processo. Para alcançar a escrita correta de palavras, por exemplo, as crianças necessitam de destreza nos membros superiores, principalmente mãos e antebraços. Toda atividade que mobilize essas articulações são chamadas de Coordenação Motora Fina.

Para que isso aconteça com tranquilidade é necessário o estímulo por meio de exercícios concretos tais como: desenhar, pintar, recortar, colar, pinçar, encaixar, contornar, alinhavar, moldar entre outros.
Segue adiante algumas sugestões de atividades lúdicas que promovem a Coordenação Motora Fina:

1
3
2
4

Anterior
Próximo

DESENHAR

O ato de desenhar exige alguns recursos motores e obedece, de modo geral, a um padrão conforme a idade. Nos primeiros manejos de um lápis, as crianças realizam rabiscos desordenados, sem qualquer semelhança com a realidade. Mais adiante, seus desenhos apresentam certo ordenamento e passam a ter uma simbologia, ou seja, elas atribuem significados aos rabiscos. O desenho é essencial para o desenvolvimento da criança, além de ser uma atividade divertida e uma forma de expressão, percepção e imaginação.

ATIVIDADE DE DESENHO

Para auxiliar a criança a observar a estrutura do corpo humano e reproduzi-la, pode-se colocar um boneco ou boneca ao lado de uma folha de papel ou colar partes de imagens retiradas de revistas para que seja completado.
Recursos: papel, boneco/a, imagens de pessoas, preferencialmente em tamanho grande, lápis de escrever e lápis de cor.
Desafio: Incorporar novos elementos (acrescentar adereços, mudar posição dos braços e pernas).

[ngg src=”galleries” ids=”5″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]
PINTAR

Pintar é um exercício motor completo e abrangente. Por meio da arte, muitos conceitos são assimilados e a criatividade encontra espaço para se manifestar. Quando uma criança está pintando, ela também está adquirindo controle no manejo de materiais diversos, conduzindo de forma consciente a força necessária para alcançar o tom da cor que se deseja, no respeito às margens, nas características dos materiais manipulados etc.

ATIVIDADE DE PINTURA

Orientar que a criança escolha uma cor entre as tintas disponíveis e pinte a(s) mão(s) e/ou o(s) pé(s). Depois ela deverá “carimbar” a mão e/ou o pé no papel e criar um outro desenho possível usando as marcas como base.
Recursos: papel, tinta guache/ pintura de dedo e pincel.
Desafio: explorar o conhecimento da criança sobre os animais (Quantas patas? O que come? Qual o som que faz? Onde habita?)

[ngg src=”galleries” ids=”6″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]

RECORTAR E COLAR

Recortar exige prática. A princípio, as crianças procuram a melhor maneira de segurar a tesoura. É nesse momento que ela também se assegura de qual mão é a mais firme. Exigirá desempenho da musculatura, conhecimento do próprio corpo, concentração, estratégia e muitas outras habilidades psicomotoras, que são despertadas no percurso do ato de recortar.  É desafiante cortar dentro de limites estabelecidos e criar elementos a partir do recorte. E colar se torna atividade complementar, embora independente. Colar demanda muita coordenação e são desafios, por exemplo, encontrar a melhor forma de segurar e moldar o material colante para o sentido que se quer, avaliar a quantidade necessária a se aplicar e controlar a força ao apertar o recipiente de cola.

 ATIVIDADES DE RECORTE E DE COLAGEM

Desenhar traçados em linhas retas e curvaturas numa grande faixa de papel. Colar com fita em um móvel, na altura do rosto da criança. Orientar que a criança recorte o traçado. Picar o retalho do papel e colar a letra inicial correspondente ao nome da criança. Recursos: papéis coloridos, tesoura, cola e, lápis/canetinha. Desafio: Picar e separar em recipientes – por cores – o retalho que sobrou.

[ngg src=”galleries” ids=”7″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]
PINÇAR

O movimento de pinça é primitivo. Muitos trabalhos manuais foram e são executados por pinça. Pregar uma roupa no varal, pegar o macarrão na panela, fechar zíper, beliscar, etc., são atividades de pinçar. Segurar um lápis também é um movimento de pinça, e, para ser uma ação mais natural nas crianças, precisa ser estimulado. Quando a criança, ainda pequena, vai segurar um lápis, geralmente o agarra em punho. Gradualmente, ela vai ajustando os dedos a posição e altura corretas. Quanto mais firme a pinça, melhor o traçado dos desenhos e a caligrafia. A “pega” se torna mais espontânea com auxílio de brincadeiras bem bacanas, e mesmo realizando atividades do dia a dia.

ATIVIDADES DE PINÇAR

Desenhar formas geométricas na bandeja de isopor e orientar a criança a preencher os buraquinhos.
A outra proposta é montar um “self-service” de macarronada e orientar a criança a montar seu prato utilizando a pinça. O barbante ou lã cortado simulará o macarrão e as tampinhas os outros ingredientes.
Um varal de roupas com pregadores e roupinhas de papel é uma brincadeira que imita uma tarefa do dia a dia.
Recursos: Bandejinha de isopor, palitos (sem ponta), barbante/lã, tampinhas de garrafa, pinça de cozinha, roupinhas de papel e pregadores.
Desafio: Escrever o nome (ou apenas a primeira letra) fazendo furinhos utilizando palitos. Sugestão: escrever com caneta antes.

[ngg src=”galleries” ids=”8″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]
ALINHAVAR

Alinhavar é um termo muito utilizado pelas costureiras, uma vez que o movimento é exatamente esse, de costura com as mãos. São atividades que tem como benefício a promoção da criatividade, da concentração, do raciocínio lógico, da noção espacial, da compreensão de causa e efeito, da musculatura de braços e ombros e, claro, da coordenação motora fina. E, por incrível que pareça, também desperta um pensamento crítico, pois é preciso pensar, avaliar e criar estratégias de arremate. Certamente, não se deve dar agulhas convencionais as crianças pequenas. Dependendo do brinquedo a ser alinhavado, a ponta do fio/linha/corda pode ser improvisada com outros objetos mais seguros ou apenas reforçada com uma fita para não desfiar.

ATIVIDADES DE ALINHAVAR

Desenhar uma aranha no meio do pratinho de papel utilizando o carimbo das mãos.
Fazer vários buraquinhos em volta do pratinho e tecer a teia da aranha. No tênis, retirar o cadarço e recolocá-lo.
Recursos: Pratinho de papel, tinta, barbante/lã, fita crepe (para fechar a ponta do barbante/da lã); tênis.
Desafio: Inventar outros jeitos de posicionar o cadarço do tênis.

[ngg src=”galleries” ids=”9″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]

Seguem outros exemplos de atividades!

COORDENÇÃO MOTORA – 3 EXERCÍCIOS INCRÍVEIS
7 ATIVIDADES DE COORDENAÇÃO MOTORA FINA – INCRÍVEIS IDEIAS
COORDENAÇÃO MOTORA FINA
DESENHANDO UM RATINHO

Referências Bibliográficas:

Disponível em: https://www.casadopapel.com.br/blog/desenho-tecnico/5-razoes-que-mostram-a-importancia-do-desenhar-para-o-desenvolvimento-da-crianca/
Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/alfabetizacao-o-desenvolvimento-cognitivo-segundo-piaget/20201
Disponível em: https://neurosaber.com.br/como-estimular-o-uso-da-tesoura-na-educacao-infantil/
Disponível em: https://neurosaber.com.br/importancia-do-movimento-de-pinca-para-escrita
Disponível em: https://br.pinterest.com/pinterestbr/

Confira o Programa Escola em Casa DF, produzido pela Secretaria de Educação e transmitido pela Tv Justiça (de 9h às 9h30), com reprise na Tv União (de 13h as 13h30), todas as segundas, quartas e sextas. 
Segue o link com a programação das teleaulas: 
http://www.se.df.gov.br/programacao-das-teleaulas/

 Segue, abaixo, livros de histórias infantis em pdf que vocês podem ler com as crianças. A cada semana, postaremos novas opções! É fácil, rápido e divertido… Aproveite!!

Azizi, o Menino Viajante
O cabelo da menina
O menino e o Foguete
Meu Amigo Robô

Seguem dois canais do YouTube de contação de histórias para crianças:

• Carol Levy:
https://www.youtube.com/user/carolinavalelevy

• Fafá Conta Histórias:
https://www.youtube.com/channel/UC9fxSdFjcz5QWDEhYCk_k1w


A Escola da Natureza, da rede pública de ensino, preparou uma atividade muito especial de “Meditação para Crianças“… Confira!

Registre abaixo, nos comentários, as experiências da sua família na realização das atividades propostas ou nos encaminhe fotos/vídeos pelo Whatsapp, para compartilharmos aqui no site e incentivarmos a participação da comunidade escolar.

Com carinho,
Equipe Jardim de Infância 304 Norte

  • Olha a Preta Paz, filha da Profª Débora da sala Verde Matutino, realizando uma atividade de pinça!

https://jardimdeinfancia304norte.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Preta-Paz.mp4

  • Aluna Helena, sala Vermelha Matutino da prof. Regina, fazendo uma atividade de coordenação motora fina! Parabéns, Helena!!
  • Aluno Luiz Fernando da sala Vermelha Vespertino da prof. Camila realizando atividades de Coordenação Motora Fina!
[ngg src=”galleries” ids=”23″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]
  • Helena – Sala Vermelha Matutino da prof. Regina
[ngg src=”galleries” ids=”25″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *