A Avaliação Institucional é um processo permanente e democrático que, comprometido com a melhoria, visa à avaliação da instituição como um todo, levando em consideração todos que fazem parte da comunidade escolar (equipe pedagógica, administrativa, de apoio, as crianças e seus responsáveis), tanto no apontamento das dificuldades e sucessos, como na sugestão, no acompanhamento e na intervenção na busca da qualidade.
Ouvir a todos é um aspecto importantíssimo nesse processo avaliativo, oferecendo a oportunidade de levantar temas considerados importantes, trazendo a visão de cada um na organização do espaço escolar e buscando juntos construir melhorias para o processo educativo. Assim, para que a Avaliação Institucional seja eficaz, ela deve considerar a participação das pessoas com suas opiniões diversas e muitas vezes opostas, favorecendo a reflexão e busca por melhorias, sempre pensando nos protagonistas da escola: as crianças.
É imprescindível colocar a criança como sujeito participativo e agente nas ações com o objetivo de promover mudanças nas práticas pedagógicas. Quando ouvimos as crianças, elas apresentam as situações da sua maneira de ver o mundo, questões pertinentes sobre o que elas gostam e sobre o que elas não gostam e como elas vivenciam o processo educativo. Essa dinâmica permite um aprendizado rico porque, quando as crianças compartilham suas vontades, é partilhado com elas a responsabilidade e a relevância de seus pedidos.
Para possibilitar a participação das crianças na avaliação institucional é preciso fazer uso de diferentes recursos que garantam o registro de suas falas e expressões. As crianças têm diferentes reações, percepções e sentimentos diante do que lhes é oferecido. A fala, o olhar, o desenho, o comportamento, o sorriso, ou choro, as brincadeiras, as músicas cantadas, as produções artísticas, as histórias que contam etc., podem revelar sua opinião sobre a escola.
A participação da família no contexto educacional é de extrema importância, em especial na Educação Infantil. As famílias acompanham diariamente a inclusão das crianças na educação escolar e assim colaboram nas relações estabelecidas nesse contexto. Então a avaliação e opinião dos pais e/ou responsáveis pela criança servem de subsídio para o constante desenvolvimento da instituição, norteando reflexões e tomadas de decisão.
Sabemos que os problemas e as necessidades surgem em vários momentos na escola, sendo necessário tomar as devidas providencias nessas situações, sempre pautadas no respeito e bem de todos os envolvidos. Mas é imprescindível que, periodicamente, nesse processo avaliativo, os profissionais da escola façam uma análise não somente do trabalho pedagógico desenvolvido, mas também dos diversos atendimentos realizados na Instituição, de assuntos referentes ao ambiente de trabalho, além de uma autoavaliação de seu desempenho.
A análise dos resultados dessas avaliações servirá de base para a constante reestruturação da Proposta Pedagógica da escola.
Fique atento às ações de Avaliação Institucional dessa semana:

  •  Crianças: Dinâmica realizada nos Encontros Virtuais de cada turma.
  •  Pais e/ou responsável: Resposta ao formulário: https://forms.gle/85vZFiikBnPuvU6v7
Contamos com a participação de todos. A sua opinião é muito importante para o sucesso da nossa escola!!!

Um abraço fraterno,
Direção do Jardim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *