O protagonismo infantil mostra que as crianças são agentes importantes na sociedade e capazes de transformar o mundo à sua volta. As formas de criar os filhos e a educação escolar se transformaram muito nas últimas gerações, acompanhando grandes mudanças no mundo e na maneira como nos relacionamos. O que vemos é a participação cada vez mais ativa das crianças nas famílias e em seus processos de aprendizagem: elas não são mais consideradas apenas espectadoras, mas sim indivíduos com capacidade de participar de decisões, expressando opiniões e necessidades próprias.
Estamos falando de Protagonismo Infantil. A palavra “protagonista”, muito usada no teatro, na literatura e no cinema se refere à figura central de uma história. Ou seja, a ideia de protagonismo infantil significa tornar as crianças agentes de seu próprio desenvolvimento, com poder para influenciar os seus arredores.
Isso significa entender que a criança não é valiosa apenas porque será o adulto de amanhã, mas sim porque ela já tem muito a contribuir e construir independentemente de sua idade. Para ser protagonista na comunidade, na família, na escola, na igreja ou outros espaços que frequenta, a criança precisa ser valorizada e incentivada a expressar pensamentos, sentimentos e necessidades. Ela deixa de ser apenas quem recebe as regras prontas, e começa a participar de forma ativa em diferentes contextos de seu dia a dia.
O protagonismo infantil vem ganhando destaque como prática inovadora na educação, mas essa ideia já está presente há anos no próprio Estatuto da Criança e do Adolescente, e até no Marco Legal da Primeira Infância – leis que tem como objetivo garantir o desenvolvimento e os direitos das crianças. Elas falam sobre “incluir a participação da criança na definição das ações que lhe digam respeito”, incentivando sempre a sua relação com o ambiente e as pessoas de seu entorno.
O processo de avaliação na educação infantil deve ser contínuo: ou seja, a efetividade da aprendizagem precisa ser avaliada durante todo o trabalho. Afinal, o objetivo é o desenvolvimento do aluno em todos os aspectos. É preciso compreender o dinamismo do desenvolvimento infantil para estabelecer uma interação de qualidade entre os professores e os alunos.
Para que esse processo aconteça é preciso que haja a escuta sensível, que oportuniza a criança ter o direito de compartilhar seus saberes. A criança sempre tem uma curiosidade, um desejo, uma dúvida, um interesse, uma contribuição. Ao escutá-la, o professor ajudará a resolver suas inquietações, podendo também fazer sua avaliação. Assim, ele articulará melhor seu trabalho pedagógico, pois exerce o papel além de educador, mas de pesquisador que aprimora suas práticas observando o que acontece realmente com a realidade dos seus alunos e de suas experiências.
Sendo assim, encaminhamos o formulário, a seguir, que deverá ser respondido até dia 02/10, sexta- feira, para que nossos pequenos possam avaliar as atividades desenvolvidas ao longo do semestre letivo. Ajude- os a se expressarem e a darem sugestões aos seus professores: https://forms.gle/mBSqzdBdjtKcMaUE6
Contamos com a participação de todos!!
Um abraço fraterno,
Direção do Jardim