A consequência do processo de aprendizagem é o estabelecimento de habilidades que serão imprescindíveis para as etapas futuras da vida da criança. Nota-se que eles perpassam por diferentes fases, que acompanham uma determinada faixa etária e marcam importantes aquisições ao longo do desenvolvimento humano.

O ambiente escolar é essencial para possibilitar essas competências. Por meio de estratégias, a escola estabelece técnicas que visam trabalhar todos os aspectos que são responsáveis por constituir a aprendizagem da criança. Com isso, os pequenos conquistam habilidades que vão, gradativamente, possibilitando os degraus de sua autonomia diante das situações e dos desafios que surgem em suas vidas.

Segue, abaixo, a descrição dos principais aspectos que são trabalhados na Educação Infantil: 

  • Desenvolvimento afetivo e social: Durante a infância começamos a criar nossas maneiras de interagir com as pessoas que fazem parte do nosso contexto. Desde bebês já podemos estabelecer essa habilidade, pelo simples fato de levantarmos nossas mãozinhas para as pessoas ou sorrirmos. Quando maior, a criança entende que deve compartilhar objetos (embora sua cognição não esteja tão avançada ainda), ceder lugar para o amiguinho entrar na brincadeira, abraçar os coleguinhas quando chega à escola, etc.
  • Desenvolvimento de aspectos cognitivos: As habilidades cognitivas aprendidas na infância são de extrema importância, pois elas possibilitam a condição da criança em lidar com diversas situações. A cognição é o ato que consiste em processar as informações. A função dessa habilidade é o de perceber, integrar, compreender e responder adequadamente a todos os estímulos do ambiente de uma pessoa. É o que leva o indivíduo a pensar e a avaliar como e o que fazer para cumprir uma tarefa ou uma atividade social.
  • Desenvolvimento da coordenação motora fina e ampla: Durante a educação infantil a criança começa a ter contato com atividades que facilitarão a habilidade da coordenação motora fina, que é o ato de treinar e utilizar os pequenos músculos das mãos e dos dedos, basicamente. Práticas como escrever, segurar um objeto, abrir e fechar as mãos com precisão e no momento certo são alguns dos resultados obtidos. A coordenação motora ampla envolve os músculos maiores, o que também é estimulado em atividades na educação infantil através de tarefas que exijam movimentos maiores: dança, brincadeiras com movimentos corporais globais, etc…
  • Desenvolvimento da linguagem: Essa fase abrange diferentes etapas da vida da criança, pois desde muito novinha ela começa a balbuciar um som, como se quisesse se comunicar. Ao longo da infância, o pequeno vai adquirindo essa habilidade devido ao convívio com seus familiares e todo o ambiente que o cerca. Contudo, a educação infantil exerce um papel importante na condução da maneira correta do uso da língua, respeitando-se os fonemas, as entonações. É um processo gradual, cheio de erros e acertos, mas essencial na vida de todos nós.

O brincar, constituindo-se como atividade fundamental nesse período do desenvolvimento infantil, auxilia na aprendizagem fazendo com que as crianças criem conceitos, ideias, em que se possam construir, explorar e reinventar os saberes.

Fonte: https://institutoneurosaber.com.br/a-importancia-do-processo-de-aprendizagem-na-educacao-infantil/

Façam das atividades escolares momentos de interação entre a família, divirtam-se e sejam felizes!!!

Um abraço fraterno,
Direção do Jardim

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