Valorizar os momentos de diversão e incentivar as brincadeiras das crianças é um caminho para viver a infância de forma plena e promover um futuro feliz.
O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação e organiza emoções.
Por meio do jogo, a criança compreende o mundo à sua volta, compreende regras, aprende a ganhar e perder e testa habilidades físicas, como correr, pular. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora.
O adulto pode e deve participar na brincadeira, uma vez que o seu envolvimento não só estreita os laços afetivos com a criança como também aumenta o seu nível de interesse e motivação. Por isso, sempre que for possível, brinque muito com o seu filho e conceda a ele uma boa parte do dia para brincar! Dessa forma, promoverá o seu crescimento feliz e saudável!
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR: 10 MOTIVOS PARA SEU FILHO SE DIVERTIR MUITO
- Permite o autoconhecimento corporal
- Estimula o otimismo, a cooperação e a negociação
- Gera resiliência
- Ensina a ter respeito
- Desenvolve a atenção e o autocontrole
- Acaba com o tédio e a tristeza
- Incentiva o trabalho em equipe
- Instiga o raciocínio estratégico
- Promove criatividade e imaginação
- Estabelece regras e limites
ALGUMAS SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS
Caça ao tesouro sensorial:
- Escolha 4 objetos com texturas diferentes (por exemplo, áspero, liso, macio, aveludado). Esconda os objetos pela casa e peça para a criança encontrar o elemento com a textura que você pediu. Para a brincadeira ficar mais animada, você pode limitar o tempo para achar o objeto.
- Assista ao vídeo a seguir antes de brincar e depois se divirta!
Massinha caseira:
- Brincar de massinha é bem divertido. Produza a massinha junto com a criança e a desafie a construir diferentes formas e objetos. Estamos curiosos para ver o que conseguiram fazer!
- Para aprender a fazer a massinha caseira é só assistir ao vídeo a seguir:
Boliche:
- Você pode utilizar garrafas pet, rolos de papelão ou cartolina para fazer os pinos (5 a 10 pinos);
Pode fazer a bola de meia, usar uma bolinha de tênis ou ainda pegar um bichinho de pelúcia pequeno para arremessar nos pinos; - Agora é só definir um espaço para a pista e brincar. A brincadeira pode ser incrementada se você colocar pontuações diferentes para cada pino derrubado.
Pista de carrinho:
- Para esta brincadeira use fita crepe para colar no chão, formando uma pista de carro;
- Você também pode colocar um papel grande no chão (papel pardo) e desenhar com giz de cera uma pista bem divertida. Ainda pode desenhar ou representar com bloquinhos de montar os outros elementos da cidade: casas, prédios, pessoas.
- Aqui vai um vídeo de como fazer um carrinho bem legal! Mas peça ajuda de adulto!
- Utilize seus carrinhos para percorrer a pista ou faça com alguém da sua família o seu próprio carro usando materiais recicláveis!
Descubra a sombra:
- Posicione objetos variados em um lugar que tenha sol ou utilize uma luminária para projetar a sombra no chão ou em uma superfície lisa (mesa);
- Escolha objetos variados para fazer a projeção da sombra (brinquedos, vasilhas);
- Você pode iniciar projetando apenas um objeto e em seguida ampliando para dois ou mais;
- Coloque uma folha para que a criança desenhe a projeção da sombra formada;
- Depois, podem brincar de descobrir quais objetos foram usados para fazer a sombra.
Bolha de sabão gigante:
Esconde-esconde:
[ngg src=”galleries” ids=”40″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]- Uma criança fica com os olhos fechados contando até o número que a turma decidir enquanto todos os outros se escondem.
- Quando acaba a contagem, ela sai à procura dos amigos. Ao encontrar algum, deve encostar nele e voltar correndo para o lugar da contagem. Se conseguir chegar lá antes do amigo encontrado, ele é quem deverá contar e encontrar os amigos na próxima rodada; se o amigo chegar antes, a criança deve procurar outra pessoa escondida e tentar mais uma vez – ou duas, ou três, ou quantas forem necessárias.
Passa anel:
[ngg src=”galleries” ids=”41″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]- Uma criança fica com o anel entre as mãos enquanto as outras permanecem sentadas uma ao lado da outra e todas com as palmas das mãos unidas.
- A criança com o anel passa suas mãos pelas mãos dos amiguinhos e solta o anel nas mãos de um deles, sem que os outros notem. Quando acaba, pergunta para um dos participantes (que ela escolhe) com quem ele acha que está o anel.
- Se ele acertar, será o próximo a passar o anel; se errar, passará o anel quem o tiver recebido..
Bolinha de gude:
[ngg src=”galleries” ids=”42″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]- Cava-se um buraquinho no chão ou cria-se um “ninho” com um pouco de tecido – é a “poça”. Quem acerta a bolinha de gude dentro da poça ganha o direito de jogá-la contra as dos adversários.
- Se acertar, ele pode pegar a bolinha atingida para si. Se errar, passa a vez.
- O jogo acaba quando algum dos participantes ficar sem bolinhas.
Pular elástico:
[ngg src=”galleries” ids=”44″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]- Duas crianças ficam afastadas a aproximadamente dois metros uma da outra, segurando um elástico nos tornozelos, formando um retângulo.
- Uma terceira criança se posiciona no centro do elástico e começa a torcê-lo com as pernas, de acordo com orientações de alguém que estiver de fora.
- Se errar, troca de lugar com uma das crianças que estão segurando o elástico e ele sobe para as panturrilhas.
- E vai subindo para os joelhos, para as coxas, para a cintura até chegar aos pescoços. De um ponto em diante, podem ser usado os braços para torcer o elástico ao seguir as orientações.
Bafo:
[ngg src=”galleries” ids=”43″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]-
Cada criança entra no jogo com suas figurinhas. São colocadas algumas por vez no centro da roda e as crianças vão batendo as mãos sobre as figurinhas, tentando virá-las. Quando conseguir virar alguma, essa figurinha passa a ser de quem a virou. O jogo acaba quando uma das crianças fica sem figurinhas.
Desafio:
- Agora pergunte à mamãe ou ao papai qual era a brincadeira preferida deles e brinquem juntos!
APROVEITEM AS ATIVIDADES DA SEMANA PARA SE DIVERTIR EM FAMÍLIA!!!
ATÉ BREVE!!
.
Referências:
- https://leiturinha.com.br/blog/14-brincadeiras-para-fazer-dentro-de-casa/
- https://paisefilhos.uol.com.br/familia/criancas-em-casa-22-brincadeiras-e-atividades-para-fazer-com-os-filhos-durante-a-quarentena/
- www.bebe.amil.com.br/desenvolvimentoinfantil
- www.paisefilhos.uol.com.br/mais/50-brincadeiras-para-o-seu-filho/
- www.educador.brasilescol.uol.com.br/comportamento/aimportanciadobrincar
- www.revistacrescer.globo.com.br/brincarepreciso
- www.psicologia.pt/artigos/veropiniao/importanciadobrincarnodesenvolvimentodacriança
- www.vidasimples.com/conviver/brincareessencialparaserfeliz
Confira o Programa Escola em Casa DF, produzido pela Secretaria de Educação e transmitido pela Tv Justiça (de 9h às 9h30), com reprise na Tv União (de 13h as 13h30), todas as terças, quintas e sextas.
Segue o link com a programação das teleaulas:
http://www.se.df.gov.br/programacao-das-teleaulas/
Dia 05 de junho é o Dia do Meio Ambiente seguem algumas sugestões que envolvem essa temática. Aproveitem!!!!
https://youtu.be/QAmqz-USvXMhttps://youtu.be/GgYMn-QwRR4
Registre abaixo, nos comentários, as experiências da sua família na realização das atividades propostas ou nos encaminhe fotos/vídeos pelo Whatsapp, para compartilharmos aqui no site e incentivarmos a participação da comunidade escolar.
Com carinho,
Equipe Jardim de Infância 304 Norte
- Olha o Arthur, sala azul matutino da prof Sandra, brincando com a família! Muito legal! Parabéns!