Valorizar os momentos de diversão e incentivar as brincadeiras das crianças é um caminho para viver a infância de forma plena e promover um futuro feliz.

O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação e organiza emoções.

Por meio do jogo, a criança compreende o mundo à sua volta, compreende regras, aprende a ganhar e perder e testa habilidades físicas, como correr, pular. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora.

O adulto pode e deve participar na brincadeira, uma vez que o seu envolvimento não só estreita os laços afetivos com a criança como também aumenta o seu nível de interesse e motivação. Por isso, sempre que for possível, brinque muito com o seu filho e conceda a ele uma boa parte do dia para brincar! Dessa forma, promoverá o seu crescimento feliz e saudável!

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR: 10 MOTIVOS PARA SEU FILHO SE DIVERTIR MUITO

  1. Permite o autoconhecimento corporal
  2. Estimula o otimismo, a cooperação e a negociação
  3. Gera resiliência
  4. Ensina a ter respeito
  5. Desenvolve a atenção e o autocontrole
  6. Acaba com o tédio e a tristeza
  7. Incentiva o trabalho em equipe
  8. Instiga o raciocínio estratégico
  9. Promove criatividade e imaginação
  10. Estabelece regras e limites

 

ALGUMAS SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS

Caça ao tesouro sensorial:

  • Escolha 4 objetos com texturas diferentes (por exemplo, áspero, liso, macio, aveludado). Esconda os objetos pela casa e peça para a criança encontrar o elemento com a textura que você pediu. Para a brincadeira ficar mais animada, você pode limitar o tempo para achar o objeto. 
  • Assista ao vídeo a seguir antes de brincar e depois se divirta!

[ngg src=”galleries” ids=”38″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]

Massinha caseira:

  • Brincar de massinha é bem divertido. Produza a massinha junto com a criança e a desafie a construir diferentes formas e objetos. Estamos curiosos para ver o que conseguiram fazer!
  • Para aprender a fazer a massinha caseira é só assistir ao vídeo a seguir: 

[ngg src=”galleries” ids=”34″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]

Boliche:

  • Você pode utilizar garrafas pet, rolos de papelão ou cartolina para fazer os pinos (5 a 10 pinos);
    Pode fazer a bola de meia, usar uma bolinha de tênis ou ainda pegar um bichinho de pelúcia pequeno para arremessar nos pinos;
  • Agora é só definir um espaço para a pista e brincar. A brincadeira pode ser incrementada se você colocar pontuações diferentes para cada pino derrubado.
[ngg src=”galleries” ids=”35″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]

Pista de carrinho:

  • Para esta brincadeira use fita crepe para colar no chão, formando uma pista de carro;
  • Você também pode colocar um papel grande no chão (papel pardo) e desenhar com giz de cera uma pista bem divertida. Ainda pode desenhar ou representar com bloquinhos de montar os outros elementos da cidade: casas, prédios, pessoas.
  • Aqui vai um vídeo de como fazer um carrinho bem legal! Mas peça ajuda de adulto!

  • Utilize seus carrinhos para percorrer a pista ou faça com alguém da sua família o seu próprio carro usando materiais recicláveis!
[ngg src=”galleries” ids=”36″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]

Descubra a sombra:

  • Posicione objetos variados em um lugar que tenha sol ou utilize uma luminária para projetar a sombra no chão ou em uma superfície lisa (mesa);
  • Escolha objetos variados para fazer a projeção da sombra (brinquedos, vasilhas);
  • Você pode iniciar projetando apenas um objeto e em seguida ampliando para dois ou mais;
  • Coloque uma folha para que a criança desenhe a projeção da sombra formada;
  • Depois, podem brincar de descobrir quais objetos foram usados para fazer a sombra.
[ngg src=”galleries” ids=”39″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]

Bolha de sabão gigante:

Esconde-esconde:

[ngg src=”galleries” ids=”40″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]
  • Uma criança fica com os olhos fechados contando até o número que a turma decidir enquanto todos os outros se escondem.
  • Quando acaba a contagem, ela sai à procura dos amigos. Ao encontrar algum, deve encostar nele e voltar correndo para o lugar da contagem. Se conseguir chegar lá antes do amigo encontrado, ele é quem deverá contar e encontrar os amigos na próxima rodada; se o amigo chegar antes, a criança deve procurar outra pessoa escondida e tentar mais uma vez – ou duas, ou três, ou quantas forem necessárias.

Passa anel:

[ngg src=”galleries” ids=”41″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]
  • Uma criança fica com o anel entre as mãos enquanto as outras permanecem sentadas uma ao lado da outra e todas com as palmas das mãos unidas.
  • A criança com o anel passa suas mãos pelas mãos dos amiguinhos e solta o anel nas mãos de um deles, sem que os outros notem. Quando acaba, pergunta para um dos participantes (que ela escolhe) com quem ele acha que está o anel.
  • Se ele acertar, será o próximo a passar o anel; se errar, passará o anel quem o tiver recebido..

Bolinha de gude:

[ngg src=”galleries” ids=”42″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]
  • Cava-se um buraquinho no chão ou cria-se um “ninho” com um pouco de tecido – é a “poça”. Quem acerta a bolinha de gude dentro da poça ganha o direito de jogá-la contra as dos adversários.
  • Se acertar, ele pode pegar a bolinha atingida para si. Se errar, passa a vez.
  • O jogo acaba quando algum dos participantes ficar sem bolinhas.

Pular elástico:

[ngg src=”galleries” ids=”44″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]
  • Duas crianças ficam afastadas a aproximadamente dois metros uma da outra, segurando um elástico nos tornozelos, formando um retângulo.
  • Uma terceira criança se posiciona no centro do elástico e começa a torcê-lo com as pernas, de acordo com orientações de alguém que estiver de fora.
  • Se errar, troca de lugar com uma das crianças que estão segurando o elástico e ele sobe para as panturrilhas.
  • E vai subindo para os joelhos, para as coxas, para a cintura até chegar aos pescoços. De um ponto em diante, podem ser usado os braços para torcer o elástico ao seguir as orientações.

Bafo:

[ngg src=”galleries” ids=”43″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]
  •  Cada criança entra no jogo com suas figurinhas. São colocadas algumas por vez no centro da roda e as crianças vão batendo as mãos sobre as figurinhas, tentando virá-las. Quando conseguir virar alguma, essa figurinha passa a ser de quem a virou. O jogo acaba quando uma das crianças fica sem figurinhas.

Desafio:

  • Agora pergunte à mamãe ou ao papai qual era a brincadeira preferida deles e brinquem juntos!
APROVEITEM AS ATIVIDADES DA SEMANA PARA SE DIVERTIR EM FAMÍLIA!!!

ATÉ BREVE!!

.

Referências:

Confira o Programa Escola em Casa DF, produzido pela Secretaria de Educação e transmitido pela Tv Justiça (de 9h às 9h30), com reprise na Tv União (de 13h as 13h30), todas as terças, quintas e sextas.  
Segue o link com a programação das teleaulas: 
http://www.se.df.gov.br/programacao-das-teleaulas/

Dia 05 de junho é o Dia do Meio Ambiente seguem algumas sugestões que envolvem essa temática. Aproveitem!!!!

https://youtu.be/QAmqz-USvXMhttps://youtu.be/GgYMn-QwRR4

Registre abaixo, nos comentários, as experiências da sua família na realização das atividades propostas ou nos encaminhe fotos/vídeos pelo Whatsapp, para compartilharmos aqui no site e incentivarmos a participação da comunidade escolar.

Com carinho, 
Equipe Jardim de Infância 304 Norte

  • Olha o Arthur, sala azul matutino da prof Sandra, brincando com a família! Muito legal! Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *